O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou em entrevista a Sikêra Jr., durante sua passagem por Manaus, que pode usar as forças armadas para impedir medidas de restrição de circulação que poucos prefeitos e alguns governadores têm tomado para conter o avanço da Covid-19.
Segundo Bolsonaro, o governo já tem um “plano” para isso. “Essa política de lockdown, quarentena. Se tivermos problemas, nós temos um plano de como entrar em campo”, disse.
“Se tivermos problemas, nós temos um plano de como entrar em campo. Eu tenho falado, eu falo ‘o meu [Exército]’, o pessoal fala ‘não’… Eu sou o chefe supremo das Forças Armadas. O nosso Exército, as nossas Forças Armadas, se precisar iremos para a rua não para manter o povo dentro de casa, mas para reestabelecer todo o artigo 5º da Constituição. E se eu decretar isso vai ser cumprido”, seguiu.
Bolsonaro chamou “covardia” a restrição de circulação de pessoas em certos horários, além do veto aos cultos religiosos: “Pra acabar com essa covardia de toque de recolher, direito ao trabalho, liberdade religiosa e de culto, pra cumprir tudo aquilo que está sendo discumprido por governadores e poucos prefeitos, mas atrapalha toda cidade”.