O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou a antecipação do Bolsa Família de janeiro. Mas vale reforçar que só serão contemplados os segurados com o número de identificação social (NIS) de final 3 ou 8.
Isso acontece porque a Caixa Econômica Federal (CEF) costuma antecipar para o sábado todos os pagamentos que são feitos na segunda-feira. Para ter acesso ao repasse, os beneficiários precisam utilizar o aplicativo do Caixa Tem.
Com o app da conta digital, o titular pode fazer transferências via PIX, recargas telefônicas e pagar boletos, tudo isso sem sair de casa. O Caixa Tem está disponível gratuitamente para aparelhos Android e iOS, basta baixar na loja virtual do seu smartphone.
Os demais segurados devem continuar recebendo na data oficial, como indica o calendário de janeiro do Bolsa Família.
Calendário de janeiro do Bolsa Família
A Caixa Econômica segue responsável pelo pagamento do Bolsa Família. Com isso, os beneficiários devem continuar recebendo nos últimos dez dias úteis do mês. A previsão é de que o repasse comece no dia 18 e termine apenas no dia 31 de janeiro.
Isso acontece porque o calendário é escalonado de acordo com o último dígito do NIS do Responsável Familiar ou Legal. Sendo assim, confira o calendário completo do Bolsa Família de janeiro a seguir:
- NIS de final 1: dia 18 de janeiro;
- NIS de final 2: dia 19 de janeiro;
- NIS de final 3: dia 22 de janeiro (antecipado para o sábado, 20);
- NIS de final 4: dia 23 de janeiro;
- NIS de final 5: dia 24 de janeiro;
- NIS de final 6: dia 25 de janeiro;
- NIS de final 7: dia 26 de janeiro;
- NIS de final 8: dia 29 de janeiro (antecipado para o sábado, 27);
- NIS de final 9: dia 30 de janeiro;
- NIS de final 0: dia 31 de janeiro.
Vale lembrar que a família tem até 90 dias para fazer uso do benefício, seja através do Caixa Tem ou sacando. Isso porque, após três meses, o dinheiro deve retornar para os cofres públicos. Além disso, a família corre o risco de ser retirada da folha de pagamento, uma vez que o governo entende que o grupo não precisa da transferência de renda.
Como sacar o Bolsa Família
O saque do Bolsa Família pode ser feito em qualquer agência, caixa eletrônico ou lotérica da CAIXA. Para isso, o titular precisa ter em mãos o cartão do Bolsa Família (antigo ou atual). Também podem ser usados o cartão do Auxílio Brasil e o Cartão Cidadão.
Os beneficiários sem cartão podem usar um documento de identificação com foto para sacar na boca do caixa. Podem ser usados o RG, a CNH e a Carteira de Trabalho. Além disso, é possível sacar usando o aplicativo do Caixa Tem conectado à internet. Confira o passo a passo completo a seguir:
- Passo 1: abra o aplicativo do Caixa Tem no seu celular;
- Passo 2: digite o seu CPF e senha para fazer login;
- Passo 3: clique em Saque sem cartão;
- Passo 4: clique em Gerar código para saque – é importante informar que o código tem validade de 1 hora, caso não consiga sacar nesse prazo, é preciso gerar um novo código no Caixa Tem;
- Passo 5: digite a sua senha do aplicativo do Caixa Tem;
- Passo 6: digite o código no caixa eletrônico, Lotérica ou correspondente Caixa Aqui;
- Passo 7: clique no botão Entrar no teclado no caixa eletrônico;
- Passo 8: clique no botão Saque Caixa Tem;
- Passo 9: digite o seu CPF;
- Passo 10: digite o código que você recebeu no aplicativo do Caixa Tem e clique em Entrar;
- Passo 11: escolha o valor que deseja sacar;
- Passo 12: seu saque será autorizado. Espere a liberação do dinheiro.