O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) assinou nesta 4ª feira (20.nov.2024) seu 1º empréstimo em moeda chinesa, o RMB (renmimbi). O acordo firmado com o CDB (Banco de Desenvolvimento da China) é de RMB 5 bilhões, o equivalente a R$ 4 bilhões.
A linha de crédito tem duração de 3 anos e será usada para apoiar investimentos do banco de fomento estatal em diversos setores da economia brasileira.
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a parceria também cumpre um papel de ampliação da cooperação em moeda local entre os países. Outro objetivo do acordo é possibilitar a promoção do comércio bilateral entre China e Brasil.
“O BNDES tem intensificado sua atuação internacional, buscando maior aproximação com diversas instituições de fomento para diversificar o funding e ampliar os investimentos no Brasil. A parceria do Banco com a China é histórica, desde 1997, resultando em cooperação em projetos de interesse da China e do Brasil. O empréstimo em moeda chinesa é um passo importante para diversificar as opções dos empresários brasileiros, sobretudo aos exportadores, porque tem a proteção cambial natural decorrente de suas exportações”, disse Mercadante.
O acordo também é um aceno à desdolarização –afastamento do dólar em acordos financeiros. Esse foi um dos principais temas tratados na cúpula dos Brics em Kazan, na Rússia, em outubro deste ano. Os países dos Brics concordaram em avançar no uso de suas moedas nacionais em vez do dólar para pagamentos transfronteiriços.