A BMW apresentou seu novo carro elétrico reciclável, que utiliza materiais sustentáveis e leva em consideração os princípios da economia circular.
O “i Vision Circular” considera os princípios de:
- Repensar;
- Reduzir;
- Reusar;
- Reciclar.
Todo o design do automóvel divulgado pela montadora é desenvolvido com material reciclável, incluindo a bateria de eletrólito sólido do veículo.PUBLICIDADE
Apesar do carro elétrico ser “reciclável” devido aos seus materiais, o acabamento e equipamentos do i Vision Circular são luxuosos.
Novo carro elétrico reciclável é compacto, com quatro lugares
Por enquanto, a BMW não deu nenhuma informação técnica sobre o novo veículo elétrico, porém afirmou que ainda não há planos de produção para esse modelo.
No entanto, detalhes de design e princípios de economia circular podem ser utilizados futuramente, em novos lançamentos de carros da marca.
A economia circular do i Vision Circular trouxe uma redução no número de componentes, peças, materiais e também acabamentos de superfície.
Entre as reduções no exterior do veículo trazido pela BMW, está a grade tradicional substituída somente por uma superfície gráfica digital, responsável por incorporar os faróis.
Corpo do i Vision Circular é de alumínio secundário
Além do corpo ser feito de alumínio secundário, ele também não é pintado, a fim de reduzir ainda mais o uso de materiais durante o processo.
Os pneus do veículo são feitos de borracha natural, cultivada de forma 100% sustentável, promovendo também a economia circular.
Já o teto de vidro panorâmico do veículo foi posto para aumentar a quantidade de luz interna do veículo, enquanto na parte traseira há uma porta de vidro escurecido, que adota somente uma barra de luz LED.
Por fim, a abertura das portas foi projetada para dar acesso mais fácil ao interior do carro, que conta com um interior chamativo.
Apesar do interior ser luxuoso, os materiais e processos também foram de produção sustentáveis, como o caso dos assuntos, que contam com uma moldura de alumínio e estofamento de plástico reciclado.
A “ferramenta” mais destoante é o painel de instrumentos, uma vez que é produzido com uma estrutura que foi impressa em 3D, sendo inteiramente retro iluminado e se adaptando ao gosto do usuário.
Fonte: Olhar Digital