A equipe da Bélgica desistiu do triatlo misto, que acontece na manhã de segunda-feira, porque uma de suas atletas, Claire Michel, está doente há quatro dias e hospitalizada com uma infecção da bactéria E.coli – que ocorre através de água ou alimentos contaminados e pode causar problemas estomacais e intestinais.
O episódio acontece em meio às discussões sobre a qualidade da água do rio Sena, que tem sido motivo de polêmica, com adiamento de provas e treinos nos Jogos. Tanto que até a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, nadou no Sena para “provar” que águas estariam limpas o suficiente para a natação.
Claire – da Bélgica – nadou no Sena ainda na quarta-feira durante a disputa individual do triatlo, vencida por Cassandre Beaugrand.
Jolien Vermelylen, que também participou da prova, demonstrou preocupação com as consequências.
– Eu bebi muita água, então saberemos amanhã se estou doente ou não. Não tem gosto de Coca-Cola ou Sprite, obviamente. Nadando sob a ponte, senti e vi coisas que você não deveria pensar muito – disse à mídia belga VTM.
No masculino, houve também dois reconhecimentos da natação cancelados e a disputa terminou adiada depois que a leitura das águas do Sena o considerou inadequado para a natação.
O Comitê Olímpico da Bélgica anunciou em comunicado que a decisão de não participar foi tomada “em consulta com os atletas e a comitiva”.
– O BOIC (Comitê) e o Triatlo Belga esperam que sejam aprendidas lições para futuras competições de triatlo. Estamos pensando em dias de treino que possam ser garantidos, dias de competição e formatos que sejam claros com antecedência e circunstâncias que não gerem incertezas entre atletas, comitiva e torcedores – diz um trecho da nota.
Fonte: Globo Esporte