A capital do Pará, Belém, foi oficialmente anunciada como sede da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas em 2025. A confirmação foi feita pelo presidente da COP28 em Dubai, o sultão Al Jaber, nesta segunda-feira (11/12). Ele também anunciou a sede da COP29, em 2024: Baku, no Azerbaijão.
A realização do evento na capital paraense era defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde a época da transição de governo.
Em maio, as Nações Unidas oficializaram a candidatura de Belém para sediar a conferência. Trata-se da primeira edição da COP organizada na Amazônia.
“Se todos falavam da Amazônia, por que, então, não fazer a COP num estado da Amazônia, para que eles conheçam o que é? O que são os rios, as florestas, a fauna. O pessoal se prepare. Vai ter gente do mundo inteiro, e eles vão ficar maravilhados com a cidade de Belém”, afirmou Lula à época.
O governo federal e a Prefeitura de Belém têm implementado ações a fim de preparar a capital para receber a conferência. Entre as medidas está a concessão do Aeroporto Protásio de Oliveira – desativado em 2021.