A amazonense de Manaus Isabelle Nogueira, 31, precisou corrigir uma fala do cantor Rodriguinho no BBB 24 após o músico chamá-la de “índia”. O papo aconteceu na sala e em tom educativo.
“O termo índia é meio pejorativo, e o mundo está compreendendo isso agora. [O correto] É indígena ou povo originário. Índia foi quando o colonizador chegou no Brasil e quis dizer que parecíamos o povo da Índia, porque ele errou de caminho”, disse ela. O cantor disse ter entendido o recado e ambos deram um abraço.
“Calma! Você está aprendendo. A gente está se reeducando, em constante evolução. A partir de então, você já sabe”, emendou.
Isabelle venceu a disputa por uma vaga do puxadinho do reality. A dançarina e influenciadora é musa do Boi Garantido no festival de Parintins, que acontece entre junho e julho na cidade amazonense.
Cunhã-Poranga, que significa mulher bonita em tupi-guarani, é o título que se dá ao cargo de Isabelle no festival. Ou seja, a nova integrante do BBB é musa máxima no festival folclórico de sua região.
Isabelle advertiu Rodriguinho por chamá-la de "Índia" no ao vivo:
— Africanize (@africanize_) January 12, 2024
"O termo 'índia' é um termo meio que pejorativo […] Quando você vai falar de um indígena de fato, é indígena ou povo originária. 'Índia' foi quando o colonizador chegou ao Brasil” pic.twitter.com/bquEitZ1ll