Manaus, AM – Na última sessão plenária do mês de novembro, que ocorreu nessa quarta-feira (29), os vereadores de Manaus da base aliada ao prefeito David Almeida conseguiram barrar o avanço do requerimento do vereador Lissandro Breval, que cobrava informações sobre a atualização do Portal da Transparência de Manaus.
De acordo com o autor do requerimento, a plataforma – que permite aos cidadãos acompanharem como o dinheiro público está sendo gasto – está há vários dias sem ser atualizada.
“O site da Prefeitura de Manaus está há muitos dias sem ser atualizado. Então, através desse requerimento, estou solicitando informações e solicitando também que seja atualizado para termos essa transparência e informações de como o dinheiro está sendo gasto”, disse ao ter o requerimento colocado para votação.
O vereador solicitava da Secretaria Municipal de Finanças (Semef) informações a respeito da falta de atualização da plataforma. No entanto, o requerimento do vereador não prosseguiu na Casa, uma vez que foi rejeitado pela maioria dos parlamentares, sendo pedido vista de três vereadores, todos da base do prefeito, inclusive do líder da prefeitura na Câmara, o vereador Fransuá.
O NORTE EM FOCO consultou o Portal da Transparência da Prefeitura de Manaus para constatar a veracidade dos fatos que foram levados pelo vereador para a Câmara Municipal de Manaus. Em relação a aba de licitações, a reportagem fez uma busca sobre informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para saber detalhes sobre os contratos firmados pela pasta durante todo o ano de 2023, no entanto, não foi possível obter informações.
A reportagem também buscou informações a respeito das despesas da prefeitura durante o mês de outubro de 2023. No entanto, mesmo colocando a busca para procurar informações sobre todas as pastas, a única que é possível visualizar são os gastos da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos.
Cobrança por transparência
Depois de ser bastante criticado pela transparência dos gastos no #SouManaus Passo a Paço 2023, que ocorreu em setembro deste ano, o prefeito David Almeida se irritou com quem pede maior transparência no que o dinheiro público é usado pela administração municipal.
Na época, o prefeito subiu ao palco de um evento da prefeitura e xingou de “ridículos” e “imbecis” quem pede transparência. “É absurdo como os ridículos acabam se sobressaindo. Como o tamanho da imbecilidade diante da criatividade”, disparou.