Menu

Barrichello é bicampeão da Stock Car; Casagrande é excluído de prova

Compartilhe

Etapa no Autódromo de Interlagos, neste domingo, foi marcada por problemas e incidentes envolvendo os quatro candidatos ao título e ainda teve vitória inédita do jovem Felipe Baptista, de 19 anos

Sete anos após seu primeiro título da Stock Car, Rubens Barrichello volta a ser coroado campeão da categoria. Egresso da Fórmula 1, o veterano da Full Sports fechou 2022 com o maior número de vitórias entre os quatro candidatos à taça, um total de três, e se tornou neste domingo no Autódromo de Interlagos o campeão mais velho da história do torneio aos 50 anos.

O vice-campeonato fica com o campeão de 2021, Gabriel Casagrande. Ele chegou a liderar o campeonato durante a prova 2 da Super Final mas foi excluído da corrida por bater em Daniel Serra, terceiro candidato ao título.

Duas vezes vencedor da Corrida do Milhão, Rubinho faturou seu primeiro título da Stock Car aos 42 anos, em 2014. Na ocasião, a taça veio na etapa em Curitiba, após chegar em terceiro lugar e superar os rivais Átila Abreu, Thiago Camilo e Julio Campos. Aquele foi seu primeiro título em 23 anos – desde que fora campeão da Fórmula 3 britânica, em 1991.

A Stock Car retorna em 2 de abril de 2023, com a etapa de Goiânia.

Barrichello foi terceiro na corrida 1 e, após estar envolvido em uma colisão na prova 2 e cair para 17º, cruzou a linha de chegada na última disputa em 11º.

Rubens Barrichello celebra título da Stock Car 2022 com os filhos, Eduardo e Fernando — Foto: Erica Hideshima/ge
Rubens Barrichello celebra título da Stock Car 2022 com os filhos, Eduardo e Fernando — Foto: Erica Hideshima/ge

O fim de semana ainda foi de sucesso para a KTF Sports, que conquistou no sábado a pole position da Super Final com o jovem Felipe Baptista, de 19 anos e, no domingo, a vitória inédita na carreira do piloto na prova 1. Já na prova 2, quem levou a melhor foi Ricardo Maurício. Foi o quinto triunfo do titular da RC em 2022.

A temporada 2022 da Stock Car chegou pendente à Interlagos, tendo Matías Rossi, Casagrande, Serra e Barrichello na briga pelo título. E o quarteto não teve vida fácil nesse domingo: o argentino Rossi foi o primeiro a deixar a disputa pelo campeonato, após bater nos boxes ainda na prova 1 por um erro da A.Mattheis. Além disso, ele recebeu 20s de punição.

Gabriel Casagrande, campeão de 2021 da Stock Car, foi excluído da Super Final após bater em Daniel Serra — Foto: Duda Bairros
Gabriel Casagrande, campeão de 2021 da Stock Car, foi excluído da Super Final após bater em Daniel Serra — Foto: Duda Bairros

Na segunda corrida, os três candidatos restantes se envolveram em uma colisão na largada; Casagrande conseguiu escapar do contato na pista, mas foi excluído da prova pelo contato com Serra, concedendo o título a Barrichello. O campeão de 2021 assumiu a responsabilidade pelo lance e se desculpou com o rival, mas justificou ter perdido a direção do carro após ser atingido por outro piloto, que não conseguiu identificar.

Primeira da carreira

A primeira corrida do fim de semana foi dominada pelo pole Felipe Baptista, de 19 anos, que obteve também neste sábado a primeira pole da carreira na Stock Car. Na largada, mantiveram as posições originais os três primeiros – Baptista, Rossi e Serra. O mesmo para Barrichello, em quarto lugar. Quarto candidato ao titulo, Casagrande subiu uma colocação, de oitavo para sétimo à frente de Felipe Massa, que perdeu dois postos.

Felipe Baptista, pole da Super Final da Stock Car 2022, venceu primeira corrida em Interlagos — Foto: Vinícius Branca
Felipe Baptista, pole da Super Final da Stock Car 2022, venceu primeira corrida em Interlagos — Foto: Vinícius Branca

A calmaria deixou a pista na volta 3. Depois de “cozinhar” Baptista pelos giros iniciais, Rossi deu o bote no piloto da KTF e assumiu a liderança da prova na reta principal, mas a vantagem não durou muito; o safety car foi acionado na quinta volta após um contato de Tiago Vivacqua na barreira de proteção. Enquanto isso, Petecoff e Camilo retornaram aos boxes, onde permaneceram.

O carro de segurança deixou a pista na volta 8, já com os boxes abertos. Foi o momento em que Rossi acabou fora da disputa pelo campeonato: ele bateu em Denis Navarro após ser liberado de forma insegura pela A.Mattheis.

Baptista retomou a liderança após a rodada de pit stops, depois de antecipar sua parada obrigatória e recuperar a posição que Serra mantinha provisoriamente. As trocas uniram os três postulantes ao título, tendo Serra à frente de Barrichello e Casagrande, mas nada mudou até a bandeirada.

Resultado da prova

Corrida 1 Stock Car Interlagos — Foto: Stock Car
Corrida 1 Stock Car Interlagos — Foto: Stock Car

Batida dos candidatos ao título

Tranquilidade? Essa ficou na corrida 1. A largada da segunda prova teve Ricardo Maurício na pole position, com a inversão do grid segundo o resultado da disputa inicial. A primeira volta, porém, sequer pôde ser concluída na hora devido a dois incidentes envolvendo seis pilotos – dentre eles, os candidatos ao título Casagrande, Serra e Barrichello.

O trio se espremeu no fim do S do Senna; Rubinho e Serra rodaram, e o veterano da Full Time ainda teve um contato com Rafael Suzuki. Ele retornou para os boxes. No mesmo momento, alguns metros à frente, um carro ficou atravessado no meio da pista e outros dois pilotos (incluindo Allam Khodair) se enroscaram e bateram no muro.

Ricardo Maurício em Interlagos, na Super Final da Stock Car 2022 — Foto: Duda Bairros
Ricardo Maurício em Interlagos, na Super Final da Stock Car 2022 — Foto: Duda Bairros

A corrida foi retomada após quatro voltas atrás do safety car. Enquanto Maurício deteve a ponta, Casagrande, que escapou da batida na largada, manteve-se em sétimo lugar – e com os dedos de uma das mãos na taça do bicampeonato. Serra abandonou, e Barrichello retornou à pista em 17º – o que lhe tiraria o título com a diferença de um ponto para o rival da A.Mattheis. Isso, porém, foi antes da direção de prova confirmar a sanção para o atual campeão da Stock Car.

A disputa pelo segundo triunfo do domingo prosseguiu mesmo com o título decidido. Após a abertura dos boxes, Massa surgiu na vice-liderança da corrida à frente de Nelson Piquet Jr, e atrás do líder Maurício, que mantinha uma vantagem de 0s9 para o veterano da Lubrax. Piquet Jr assumiu a segunda colocação já nos giros finais e ameaçou o líder, mas não foi efetivo na manobra. Campeão, Barrichello foi 11º, após cair para 17º no incidente da largada.

Resultado da corrida

Resultado da corrida 2 da Super Final Stock Car — Foto: AudaceTech

Resultado da corrida 2 da Super Final Stock Car — Foto: AudaceTech

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress SiteLock