Brasília – O Banco Central (BC) deve anunciar, nos próximos dias, mudanças no funcionamento do Pix para fortalecer a segurança do sistema contra fraudes e vazamentos de dados.
As novas medidas foram apresentadas na última reunião do Fórum Pix, em setembro, quando o Banco Central deu o sinal verde para as modificações no sistema.
Embora o índice de fraudes no Pix seja considerado baixo, com uma média de ocorrências de 0,007% do total de transações, casos de golpes e fraudes tem sido grande em meio ao sucesso absoluto de adesão e utilização da ferramenta.
O Banco Central estabeleceu limite de R$ 1 mil para transferências noturnas. Segundo a instituição, ainda não há prazo definido para a implementação das mudanças.
“As medidas propostas no Fórum Pix estão sendo discutidas e aprimoradas internamente. Seus contornos definitivos dependem ainda de apreciação das áreas técnicas do BC, além de avaliação pela Diretoria Colegiada e outras instâncias decisórias. Por isso, neste momento, não há um cronograma para a publicação e vigência de eventuais medidas”, informou o BC.