Buscando a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, Bahia e Fluminense duelam na noite desta terça-feira (16), às 21h30, na Arena Fonte Nova. O confronto marca a abertura da segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
A Super Rádio Tupi vai transmitir a partida com Rafa, o Brabo, Gerson, o Canhotinha de Ouro, além das reportagens de Sérgio Guimarães e Wellington Campos.
Como chegam
Bahia e Fluminense tentam reencontrar as vitórias após tropeçarem na primeira rodada. Enquanto o time baiano, jogando no Beira-Rio, cedeu a virada para o Internacional, a equipe carioca ficou no empate com o RB Bragantino, no Maracanã. 2 a 1 e 2 a 2 foram os respectivos placares.
Apesar dos resultados negativos, a dupla tenta amenizar as incertezas por parte do torcedor, que foram amplificadas após a perda dos títulos estaduais. Apesar dos reforços obtidos, é a defesa que mais preocupa Fernando Diniz e Rogério Ceni.
Dúvidas e desfalques
Do lado do Fluminense, o técnico Fernando Diniz, que já não contaria com Renato Augusto e Keno, que seguem em reta final de recuperação, ganhou alguns novos desfalques: o zagueiro Felipe Melo e o lateral-esquerdo Marcelo. Ambos serão poupados, por conta do desgaste acumulado.
O mesmo pode acontecer com o atacante Germán Cano. Diferentemente dos outros dois, ele treinou normalmente na última terça-feira, durante a conclusão da preparação, mas ainda é tratado como dúvida.
Na lateral, Diogo Barbosa será o substituto natural, enquanto que, no ataque, John Kennedy é a melhor opção. Na zaga, no entanto, Diniz realizou diversos testes e tem quatro opções para duas vagas: Manoel, Felipe Andrade, Antônio Carlos, além do volante Martinelli, que vinha sendo improvisado no setor.
O restante da equipe será composto pelos mesmos atletas que participaram do empate contra o RB Bragatino, no último sábado.
Do lado baiano, Rogério Ceni, que vem sendo bastante questionado, pode fazer algumas mudanças em relação ao time que foi derrotado pelo Colorado. As principais mudanças podem acontecer no setor ofensivo.
Everton Ribeiro e Estupiñán podem dar lugar a Gabriel Teixeira e Everaldo. Tal mudança, inclusive, também resultaria em uma mudança de formação por parte do Bahia.
Diferentemente do adversário, o clube adquirido recentemente pelo Grupo City não terá nenhum desfalque significativo para esta segunda rodada.
Prováveis escalações:
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, (Manoel, Antônio Carlos, Felipe Andrade ou Martinelli) e Diogo Barbosa; André, Lima e Ganso; Arias, Marquinhos e Germán Cano (John Kennedy). Técnico: Fernando Diniz.
Bahia: Marcos Felipe, Arias, Kanu, Cuesta e Rezende; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Biel) e Cauly; Thaciano e Oscar Estupiñán (Everaldo). Técnico: Rogério Ceni.
Retrospecto:
Na história do confronto entre os tricolores, o carioca leva vantagem. Em 71 jogos, são 34 vitórias do Flu, 22 empates e 15 vitórias do Bahia.
O último encontro entre as equipes, inclusive, aconteceu em outubro do ano passado, quando os baianos venceram por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, durante a 31ª rodada do Brasileirão.
Na ocasião, o Fluminense utilizou a equipe reserva, já que estava na reta final de preparação para a final da Libertadores.
Arbitragem:
O trio de arbitragem e o comando do VAR serão de profissionais paulistas. João Vitor Gobi será o árbitro, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Fabrini Bevilaqua Costa. O VAR estará sob o comando de Daiane Muniz.