Menu

Avião nuclear que pode levar 500 pessoas? Conheça o projeto

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Avião nuclear que poderia alcançar velocidade supersônica ainda não começou a ser construída. Conheça o ousado projeto, veja vídeo

Um conceito de avião nuclear com dois andares, com capacidade para 500 pessoas e que poderia alcançar velocidade supersônica foi desenvolvido pelo designer industrial Oscar Viñals. Conheça o projeto feito pelo espanhol:

  • Batizado de Magnavem, do latim Magna Avem (Grande Pássaro)
  • Possui um perfil mais nave espacial, parecido com o Millennium Falcon de Star Wars
  • Poderia decolar e aterrissar verticalmente, assim como fazem os helicópteros
  • Produziria zero emissões de carbono
  • Poderia atingir a velocidade de Mach 1.5, o equivalente a 1.852 km/h

A ideia é usar um reator de fusão compacto (CFR) para impulsionar a aeronave e reduzir o tempo das viagens. Por exemplo, o avião iria de Nova York para Londres em apenas 3 horas. Hoje o voo entre as cidades dura, em média, 7 horas.

O que é velocidade Mach?

O Número de Mach ou velocidade Mach (Ma) é uma medida adimensional de velocidade. Ou seja, a velocidade Mach é quantas vezes o corpo atingiu a velocidade do som. Neste caso, 1.5 vezes, o equivalente a 1.852 km/h.

Magnavem
Magnavem. Imagem: Divulgação/Oscar Viñals

O que é fusão nuclear?

A fusão nuclear é o processo pelo qual o Sol funciona. Os reatores de fusão compactos imitarão esse processo dentro de um recipiente magnético e liberaram energia de hidrogênio de forma controlada para produzir energia que podemos usar.

O conceito foi criado em 2018 e até agora nenhuma empresa iniciou a fabricação do Magnavem. O designer industrial Oscar Viñals já criou vários modelo, confira alguns deles:

AWWA Sky Whale
AWWA Sky Whale (Baleia do Céu)
eQO Limo
eQO Limo
"FF" Flash Falcon
“FF” Flash Falcon