Menu

Aumento de casos leva Hospital 28 de Agosto a reservar UTIs para pacientes de Covid-19

Compartilhe

O aumento no número de casos de Covid-19 no Amazonas levou o Pronto Socorro e Hospital 28 de Agosto a determinar que os leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva ) do 5º andar fique reservada para que “precisam de tratamento intensivo da doença”, ou seja, casos graves da doença. A decisão consta na Portaria 024/2024.

O documento alerta que os profissionais do 28 de Agosto devem reforçar o uso de EPI (equipamento de proteção individual) “no manejo de todos os pacientes como medida de dissiminação do vírus”.

A Portaria define como será o uso da UTI do 5º andar, com reserva de “12 leitos de UTI para pacientes Covid (03 enfermarias)” e 06 leitos de retaguarda para pacientes clínicos com diagnóstico de Covid, reforçando que os leitos clínicos de Covid serão prescritos e avaliados diariamente pelos médicos intensivistas”. O 28 de Agosto tem UTIs também no 1º andar.

Os casos de Covid-19 têm aumentado no estado. Entre 31 de dezembro do ano passado até 27 de janeiro deste ano foram confirmados clinicamente 1.888 novos casos. Comparativamente, entre 22 de outubro a 30 de dezembro de 2023, foram somente 404 casos.

O Amazonas registrou pico de mortes por Covid em janeiro de 2021. Em hospitais públicos e particulares faltou oxigênio. Pacientes foram transferidos, em UTIs aéreas para outros estados. Na época, os serviços particulares de locação de voos fretados com UTI tiveram fila de espera de até dois dias.

Houve mobilização de artistas nacionais para envio de cilindros de oxigênio, em razão da omissão de ações governamentais eficazes.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress