O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara para os próximos dias o lançamento de uma nova atualização do programa Celular Seguro que vai notificar as pessoas que comprarem um aparelho roubado e terá um cadastro de celulares com restrições. A expectativa é de que a ferramenta seja oficializada até sexta (4) e funcionará até mesmo se o chip original for trocado.
De acordo com as primeiras informações da atualização, as mensagens serão enviadas por SMS ou WhatsApp a partir da identificação do número IMEI do celular, que é uma espécie de número de identidade único para cada aparelho em circulação. O usuário será orientado a devolver o celular em uma delegacia, e poderá responder por furto, roubo, receptação ou associação criminosa caso não o faça.
“Com a atualização do programa Celular Seguro, o governo vai aumentar a proteção dos cidadãos contra o roubo de aparelhos e fortalecer o enfrentamento ao crime organizado”, disse Lula durante um evento na manhã desta quinta (3).
Cadastro de restrições
Também nesta quinta (3), o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou um convênio com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de um cadastro de celulares com restrições que poderá ser consultado por usuários antes de comprar um aparelho.
Segundo a pasta, o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição já está no ar em testes dentro do aplicativo do Celular Seguro, indicando a qualquer cidadão se um telefone móvel possui registro de roubo, furto ou extravio para auxiliar na decisão de compra.
A consulta também será feita através do número IMEI, em que o usuário precisará já ter o aplicativo do Celular Seguro baixado em outro aparelho para fazer a consulta daquele que pretende comprar. Veja abaixo como fazer:
- 1- Baixe o aplicativo Celular Seguro em um aparelho com iOS ou Android e se cadastre no serviço;
- 2- Na tela inicial da ferramenta, selecione a opção “Celulares com restrição”;
- 3- Digite o número IMEI com 15 dígitos ou utilize a funcionalidade “Ler código de barras”, que abrirá a câmera do celular.
- 3.1 – A consulta ao IMEI de um aparelho que não seja vendido em uma caixa lacrada pode ser feita através do teclado numérico como se fosse fazer uma ligação. Basta digitar o código *#06# que os números de identificação com códigos de barras serão exibidos na tela.
- 3.2 – Assim como em um celular com a caixa lacrada, basta escanear os códigos de barras na tela com o outro aparelho.
- 4- Se não houver nenhuma restrição, a informação aparecerá na tela e o telefone pode ser adquirido sem problemas.
O novo cadastro conta com o banco de dados do programa Celular Seguro, que já possui com mais de 2,6 milhões de usuários inscritos, e a base global da Anatel.