O Atlético-MG, interrompeu a invencibilidade de oito jogos do vice-líder Bragantino, após vitória por 2 a 1, no Nabizão, em Bragança Paulista-SP, em confronto válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite desta quarta-feira (25).
O gols da equipe mineira foram marcado pelo atacante Hulk, de pênalti, aos 35 minutos da etapa inicial, e Igor Gomes, aos 34 minutos do 2º tempo. Talisson descontou para o Bragantino, aos 38 minutos do segundo tempo.
O massa bruta, detentor da melhor campanha no returno do Brasileirão, permanece com 52 pontos, podendo perder a segunda colocação geral no campeonato para o Flamengo, caso este venca na rodada. Já o galo, segue sua campanha de recuperação no segundo turno, reencontrando o caminho da vitória após dura derrota no clássico de Minas contra o Cruzeiro. O time de Felipão vai a 46 pontos, ficando na 6ª colocação.
Primeiro tempo truncado em Bragança Paulista
A primeira chance de abrir o marcador foi para a equipe de Pedro Caixinha, após falta de Alan Franco, aos sete minutos. Vitinho alçou a bola na área, que pasou por todo mundo até sobrar para Eduardo Sasha, na segunda trave, que cabecou num peixinho à queima-roupa, porém sem muita força, em cima do goleiro Éverson.
Sasha parecia determinado a fazer valer a lei do ex, trazendo novo perigo à meta atleticana com um chute de fora da área, aos 17 minutos, que passou à direita do arqueiro mineiro. Foram os dois únicos chutes a gol do Bragantino na etapa inicial. Apesar se entregar a fase ofensiva, os paulistas davam espaço entre suas linhas para o Atlético que aproveitou, acelerando o jogo com muitas ligações diretas.
Em uma delas, de Bruno Fucchs, a bola encontrou Paulinho que conectou Hulk. Com o goleiro batido no lance, o goleador atleticano chutou de perna esquerda, mas a bola foi desviada, de cotovelo, pelo zagueiro Léo Ortiz. O arbitro de vídeo chamou Marcelo de Lima Enrique ao monitor. Pênalti para o galo, convertido pelo mesmo Hulk, no canto direito do goleiro.
Pedro Caixinha fez sua primeira alteração ainda na etapa inicial, substituindo o lateral esquerdo Luan Cândido pelo atacante Thiago Borbas. Mas foi o Atlético quem teve a chance de ampliar, com Paulinho, em última oportunidade aos 49 minutos do primeiro tempo, para uma defesa espetacular do goleiro Cleiton, com o pé direito.
Segundo tempo de uma equipe só
Buscando preencher o campo ofensivo de seu time, Pedro Caixinha voltou com 3 alterações para o segundo tempo. Logo aos seis minutos, Leo Realpe cabeceou, sozinho, mas com o ombro, dentro da pequena área atleticana. 2 minutos depois, Juninho Capixaba, emenda um balaço de perna esquerna para defesaça de Everson.
A segunda etapa foi marcada não apenas por uma intensa pressão do massa bruta, mas também pelo trabalho extremamente efetivo da equipe de Felipão na recomposição defensiva. A torcida presente no Estádio Nabi Abi Chedid se frustrou quando, aos 34 minutos, após belo lançamento de Pavón, Igor Gomes, que havia entrado cinco minutos antes, conclui sem chance para o goleiro Cleiton.
O massa bruta ainda descontou quatro minutos depois, em gol do jovem Tallison, mas não foi o suficiente. O galo imprimiu a quinta derrota do Bragantino no Brasileirão 2023.
Próximos jogos
O Atlético-MG torna a entrar em campo no próximo sábado (28), pela 30ª rodada. A equipe mineira recebe o Fluminense, às 20h00 (de Brasília), na Arena do Galo. Já o confronto do Bragantino da 30ª rodada, contra o Flamengo, no Rio de Janeiro, foi adiado em decorrência da concessão do Maracanã para a CONMEBOL preparar a final da Copa Libertadores. Sendo assim, o próximo embate do massa bruta, válido pela 31ª rodada do Brasileirão será apenas em novembro (4), quando visita o Goiás, às 18h00 (de Brasília), na Serrinha.
FICHA TÉCNICA
BRAGANTINO 1 X 2 ATLÉTICO-MG
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data e horário: quarta-feira (25), às 19h00 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-CE
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Marcia Bezerra Lopes Caetano-RO
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa-PR)
Gols: Talisson aos 38’/2T (Bragantino); Hulk, aos 35’/1T, e Igor Gomes, aos 34’/2T (Atlético-MG)
Cartões amarelos: Léo Ortiz, Aderlan (Bragantino) / Saravia, Everson, Pavón (Atlético-MG)
BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan (Andrés Hurtado), Léo Realpe, Léo Ortiz e Luan Cândido (Thiago Borbas); Jadsom, Lucas Evangelista, Juninho Capixaba; Vitinho (Henry Mosquera), Matheus Gonçalves (Helinho) e Eduardo Sasha (Talisson). Técnico: Pedro Caixinha
ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia, Bruno Fuchs, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Rubens (Igor Gomes), Alan Franco; Pavón, Paulinho (Réver) e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari