MANAUS – Já está pronta para ser entregue ao município de Atalaia do Norte a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) no valor de R$ 1,9 milhão em recursos destinado pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) via Ministério da Saúde. A UBS Fluvial já foi licitada e encontra-se no Porto de Manaus para então seguir o percurso de 1136 quilômetros pelo Rio Solimões até Atalaia.
A expectativa é que a unidade siga para o município nas próximas semanas e já comece as atividades de atendimento às 60 comunidades indígenas e 19 comunidades ribeirinhas do município de 23 mil habitantes e que tem 40% de sua população vivendo às margens de rios.
O senador Plínio Valério destaca que a chegada da primeira UBS Fluvial no município é uma grande conquista do seu mandato, já que a unidade vai levar assistência e saúde para comunidades indígenas e ribeirinhas do Amazonas.
“Essa é a minha missão e temos trabalhado para isso. Nosso Amazonas tem muitas necessidades e eu como senador e representante do estado concentro minhas atividades para atender as regiões que mais precisam. Faz toda diferença quando as doenças são detectadas mais cedo, quando as vacinas são tomadas regularmente. É um direito básico que estará chegando pelas águas dos rios até as comunidades”, afirmou o senador.
A embarcação de 22 metros e três pisos contará com equipes de Saúde da Família Fluvial para atender à população ribeirinha da região banhada pelos rios Javary e os afluentes Quixito, Itui, Itaquai, Rio Branco, Jaquirana e Curuça, onde vivem etnias como os matis, mairuna, marubo, canamari, colina e curubo.
“Temos um representante que olha pelas comunidades indígenas”, disse o prefeito do município de Atalia, Denis Paiva. “Meus agradecimentos e o reconhecimento do povo de Atalaia pela emenda, que vai ajudar a reforçar a saúde do nosso povo ribeirinho e nas aldeias indígenas”, completou o gestor municipal.