A rainha do folclore do Caprichoso, Cleise Simas, saiu da figura típica “Sacacas, Curadores/as da Floresta” para evoluir na arena, na madrugada desta segunda-feira (1°), no Festival de Parintins 2024.
A apresentação demonstrou como o poder milagroso das ervas medicinais, a cura das doenças do corpo e da alma, a íntima ligação entre os mistérios do mundo terreno e do mundo metafísico, são dons natos do/a caboclo/a curador/a.
É comum encontrarem-se filas nos locais de atendimento, onde serão recomendados remédios para a dor que incomoda o corpo, para a desmentidura que retorce as mãos ou a oração certa para livrar o curumim do quebranto. Foram as curas representadas pela figura típica do Caprichoso.
Impactante a chegada da Cleise, Rainha do Folclore, do boi Caprichoso pic.twitter.com/B9ldmqTnfQ
— Vai Desmaiar (@vaidesmaiar) July 1, 2024
💙 RAINHA DO FOLCLORE!!!
Nossa Item NOTA 10!! Não tem concorrencia para Cleise Simas!!@SimasCleise #Caprichoso #Parintins2024NaACrítica pic.twitter.com/noGhoRfJBM— Suh🍁 (@suhforte) July 1, 2024
O Festival
A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Caprichoso (azul) e Boi Garantido (vermelho) acontece há 57 edições dentro da arena do Bumbódromo, situado em Parintins, conhecida como “Ilha da Magia”, que fica a 369 km de Manaus.
Durante o Festival, a ilha com pouco mais de 120 mil habitantes, chega a receber essa mesma quantidade de turistas, segundo os órgãos do estado.
Considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival de Parintins é realizado sempre no último fim de semana do mês de junho. Este ano, a edição acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.