Um vídeo que viralizou nas últimas horas nas redes sociais tem causado espanto quanto ao drama envolvido na situação. Um homem entra em um elevador carregando uma bateria portátil de uma bicicleta elétrica e logo que a porta se fecha atrás dele, a bateria começa a soltar muita fumaça e em apenas alguns segundos causa uma grande explosão. Todo o episódio foi registrado por meio das câmeras de segurança do elevador.
Apesar de estar viralizando essa semana, o episódio ocorreu em outubro de 2024, na China. E outros vídeos de segurança do edifício mostram funcionários prestando socorro ao homem e fazendo o seu resgate após a bateria explodir dentro do elevador. O homem foi resgatado com vida, mas acabou falecendo meses depois.
O lítio é um metal que quando exposto ao oxigênio produz intensa oxidação e explosão. As baterias de íons de lítio, amplamente empregadas em aparelhos eletrônicos e veículos elétricos, usam uma tecnologia para evitar que os átomos de lítio não entrem em contato com o oxigênio e, assim, evitem explosões. No entanto esses dispositivos de segurança podem ser quebrados por meio de curto circuito, sobrecarga ou algum impacto no invólucro da bateria.
Os incêndios envolvendo baterias de íons de lítio são rápidos, intensos, difíceis de conter ou extinguir e podem produzir gases e fumaças perigosas. Por conta desse perigo iminente, é sempre importante observar se os produtos eletrônicos adquiridos e que usem baterias de íons de lítio são especificados pelas agências fiscalizadoras, que atestam a qualidade e a segurança dos equipamentos.
VEJA O VÍDEO
🚨VEJA: Um homem morreu carbonizado ao transportar uma bateria de lítio, utilizada em bicicletas elétricas, dentro de um elevador, após o objeto explodir. pic.twitter.com/ehvXCQIgaS
— CHOQUEI (@choquei) July 24, 2024