POR: EDSON SAMPAIO
Em todo o Brasil, especialmente durante o período de grandes chuvas, um problema recorrente é o alagamento de ruas e bairros. Muitas cidades enfrentam este desafio, não apenas pela intensidade das chuvas, mas pela falta de planejamento adequado nas infraestruturas urbanas. A ausência de projetos de drenagem profunda é um dos principais fatores que contribuem para o agravamento dessas situações.
Em estados como o Amazonas, por exemplo, a cidade de Manaus sofre constantemente com esse problema. As ruas da capital amazonense, na maioria das vezes, não possuem drenagem adequada, o que impede que a água da chuva seja escoada de maneira eficiente. Mesmo com a implementação de obras de asfalto, a falta de drenagem profunda faz com que a água se acumule nas vias, resultando em alagamentos que causam transtornos à população e interrompem o fluxo normal da cidade.
Esse problema se agrava pela falta de investimentos e ações eficazes por parte do governo estadual. A população de Manaus, e de outras cidades com situações similares, espera por soluções que, até o momento, parecem distantes.
O projeto PROSAMIN (Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus), que tinha como objetivo melhorar as condições urbanas e ambientais da cidade, não avançou como esperado, deixando muitas áreas ainda vulneráveis aos danos causados pelas chuvas.
Sem projetos de drenagem profunda e sem o devido planejamento urbano, a cada temporada de chuvas, o caos se instala nas ruas, afetando a qualidade de vida e a segurança dos cidadãos. É urgente que os governantes adotem políticas públicas que priorizem a construção de sistemas de drenagem eficientes, capazes de evitar os alagamentos e minimizar os impactos das chuvas intensas nas cidades brasileiras.
Temporal em Manaus: chuva deixa avenidas, ruas e casas alagadas nesta sexta-feira (24)
Na zona Norte, um igarapé transbordou na avenida Alphaville, no bairro Novo Aleixo, próximo ao Parque Gigantes da Floresta. O alagamento deixou o trânsito parado, com carros presos na via e formando engarrafamento. pic.twitter.com/ptxwOY6mPb
— Manuel Menezes (@MenezesVirtual) January 25, 2025
Ainda na zona Norte de Manaus, a comunidade Nossa Senhora de Fátima 1 foi uma das mais afetadas pelo temporal. Moradores compartilharam registros do momento em que a água invadiu suas casas, causando grande prejuízo. pic.twitter.com/YkBGS0ZTtz
— Manuel Menezes (@MenezesVirtual) January 25, 2025
Na comunidade Gustavo Nascimento, no bairro Cidade de Deus, também na zona Norte, moradores enfrentaram ruas alagadas com a água atingindo a altura da cintura. pic.twitter.com/rGIzYFyof4
— Manuel Menezes (@MenezesVirtual) January 25, 2025