Menu

ARTIGO: A escolha de Sofia. Quer dizer, de Wilson Lima…

Compartilhe

Por: Fred Melo

O Amazonas, na última semana de junho, fica simplesmente paralisado em decorrência do Boi Bumbá de Parintins. Assim como no Carnaval que acontece no Rio de Janeiro, nosso estado passa a ser o centro das atenções do Brasil e a ilha fica pequena para abrigar tanta gente.

Após as festividades, o governador Wilson Lima deverá tomar decisões e dar direcionamentos quase definitivos sobre o que pretende fazer nas eleições a prefeito em 2024. Seu grupo político tem dois pré-candidatos, Roberto Cidade do União Brasil e Alberto Neto do Partido Liberal, ambos oscilando entre o terceiro e o quarto lugar nas pesquisas. Isso coloca um ponto de interrogação na cabeça do chefe do Executivo estadual.

Roberto Cidade é do mesmo partido do governador Wilson Lima. Presidente da Aleam, ele dispõe de estrutura partidária e comanda o terceiro maior orçamento do estado, além de ser muito articulado politicamente, com fama de ser cumpridor de acordos, conciliador e contar com uma grande estrutura de marketing impulsionando sua campanha. Tem o apoio declarado de 20 deputados estaduais e praticamente 20 vereadores, reúne um verdadeiro exército para sair pedindo votos e torná-lo conhecido em Manaus. Talvez seja esse o seu maior desafio, superar a curva do conhecimento para depois ser aceito pela população e conquistar finalmente a sua preferência.

Alberto Neto é deputado federal reeleito pelo PL, tem o aval de Valdemar Costa Neto e Alfredo Nascimento, mas seu grande diferencial é contar com o apoio do presidente Bolsonaro, que é, sem dúvida, o maior cabo eleitoral do Brasil. A grande questão é saber se ele terá capacidade de transferir votos para o candidato escolhido pelo partido, num contexto de direita dividida pela expulsão e ida do Coronel Menezes para o Partido Progressistas, que, por sinal, está no arco de aliança tanto de Bolsonaro como de Wilson.

Wilson Lima também enfrenta uma pressão interna, já que precisa equilibrar as forças dentro do seu grupo político e fazer uma escolha estratégica que possa fortalecer sua base e garantir a continuidade do seu projeto político no estado. Caso faça a escolha errada, corre o risco de enfraquecer sua liderança e sua influência.

Além disso, a escolha de Sofia de Wilson Lima também será influenciada pelas articulações e alianças políticas que estão em jogo para as eleições de 2026, principalmente com o cenário nacional e a possibilidade de se eleger como senador.

Todo esse contexto coloca o governador em uma encruzilhada política, onde qualquer decisão terá consequências importantes para o seu futuro e para o futuro do Amazonas. É uma escolha que vai exigir muita análise, negociação e estratégia.

Wilson terá que ser CAPRICHOSO em 2024 para poder ter GARANTIDO a sua vitória em 2026.

Que phase!

Por Fred Melo.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress