O zagueiro Thiago Silva se despediu, no último domingo, dos gramados europeus, na vitória de 2 a 1 do Chelsea-ING sobre o Bournemouth-ING. Com direito a bandeirão escrito em português e pedidos de “fica”, o brasileiro recebeu diversas homenagens da torcida dos blues.
Com o fim da trajetória no velho continente, o defensor revelado em Xerém começa a movimentar o seu retorno ao Fluminense, após 16 anos. No entanto, ele ainda precisa parar por algumas etapas antes da reestreia pelo clube.
Com o vínculo do Chelsea se encerrado ao fim da temporada europeia, Thiago assinou um pré-contrato com o tricolor. Com isso, o defensor só passa a ser, oficialmente, atleta do Fluminense a partir do dia 1 de julho.
Mesmo que o contrato com clube carioca só passe a valer para o segundo semestre de 2024, o zagueiro será apresentado ainda na primeira metade de Junho, sem uma definição de data ainda. Após o fim da cerimônia, Thiago Silva já inicia os trabalhos no CT Carlos Castilho.
Chegando após um curto período de férias, o defensor precisará recuperar a forma física para ficar à disposição de Fernando Diniz e sua comissão técnica. Por isso, o período entre a sua apresentação e a data da estreia será utilizada como uma espécie de pré-temporada particular do jogador.
O contrato de Thiago Silva com o Fluminense se inicia no primeiro dia de julho. No entanto, ele só poderá ser regularizado a partir do dia 10 do mesmo mês, na abertura da janela internacional de transferência.
Levando em conta o tempo para resolução deste tipo de trâmite, a expectativa do clube é para que a estreia do zagueiro aconteça no dia 17 de julho, em partida contra o Palmeiras, no Maracanã. Até lá, o Fluminense terá 12 jogos a serem disputados, dez deles pelo Campeonato Brasileiro.
Apesar dos 39 anos de idade, Thiago chega ao Fluminense em boas condições físicas. Na última temporada, o brasileiro só ficou de fora de sete das 45 partidas do Chelsea. Resta saber se ele conseguirá manter a boa média de participação no tricolor, diante do extenso e pesado calendário do futebol brasileiro.
O aguardo pelo jogador revelado em Xerém vai muito além da sua qualidade incontestável. O sistema defensivo vem sendo motivo de preocupação para a equipe de Fernando Diniz, que é quem mais sofreu gols no Brasileiro — até o momento. A sua entrada no time, mesmo que só daqui a dois meses, é vista como uma solução para o problema que vem assombrando o Fluminense na temporada.