Notícias do Amazonas – O conselheiro Ari Moutinho Júnior, denunciado na última semana pela presidente eleita do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Yara Lins, acusado de proferir ameaça e xingamentos contra ela nas dependências do tribunal, faltou à sessão do Pleno nesta terça-feira (10).
De acordo com o atual presidente do TCE-AM, Érico Desterro, a ausência de Ari Moutinho Júnior foi por motivo de licença médica.
“Ausente, o conselheiro Ari Moutinho, em razão de licença médica, processo 15.626/2023 (…) em substituição ao conselheiro Ari Moutinho, que deu entrada na sua licença médica ontem [segunda-feira], convoco o auditor Mário Filho”, disse.
Ontem (10) Ari foi alvo de uma manifestação realizada em frente a sede do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), na Zona Centro-Sul de Manaus, pedindo o afastamento do conselheiro.
Os manifestantes protestaram de forma pacífica, e levantaram cartazes com os dizeres: “Mexeu com uma, mexeu com todas! Fora Ari Moutinho”, “virada Feminina do Amazonas que pede justiça contra a violência contra a mulher”.
Entenda o caso
Na última terça-feira (03/10), Yara Lins foi eleita presidente do TCE-AM para o biênio 2024/2025. Ela detalhou a agressão e afirma que a situação tenha acontecido para lhe desestabilizar.
“Eu quando estava no plenário com os conselheiros Fabian, Ari e vários assessores, fui cumprimentar o conselheiro Ari e disse: ‘bom dia’. Ele disse: ‘bom dia, nada safada, puta, vadia’, além disso me ameaçou dizendo: ‘eu vou te f*der por a Lindora lá da procuradoria do Ministério Público, você vai ver junto ao STJ [Supremo Tribunal de Justiça]’”, afirmou.
“Eu sou a única conselheira lá do tribunal e represento as servidoras da minha instituição. Eu relutei muito em vir aqui fazer essa denuncia mas eu não poderia me acovardar como muitas fazem, por ameaças, e eu não aceito ameaças. Eu quero que a justiça puna o agressor. Fui agredida dentro da minha função, no plenário do Tribunal de Contas. O vídeo mostra, depois que fui agredida fiquei paralisada, passei a mão no rosto dele e disse: ‘você é um infeliz, por isso que sofre tanto’. Ele sarcasticamente tentou pegar no meu rosto e jogou beijo para mim”, completou.