Manaus, AM – A população agora precisará pagar 62,44% mais caro para usar o Sistema Zona Azul. O aumento na hora do estacionamento passou de R$ 2,45 para R$ 3,98, conforme publicação no Diário Oficial do Município. O reajuste feito pelo prefeito David Almeida (Avante) ocorre dias após os vereadores relatarem situações irregulares no sistema.
O aumento foi assinado pelo prefeito de Manaus e prorroga o contrato de concessão do serviço com o Consórcio Amazônia, Tecnologias de Trânsito da Amazônia por mais cinco anos, englobando o período de 2025 a 2030.
No final de novembro o Zona Azul entrou em pauta na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com diversos vereadores relatando situações envolvendo irregularidade no sistema, como falta de segurança.
O requerimento de autoria do vereador Rodrigo Guedes solicitava que a concessionária que presta serviços à Prefeitura de Manaus informasse à CMM, por meio do IMMU, detalhes das zonas e espaços determinados para o estacionamento e cobranças de veículos em Manaus.
O vereador Sassá da Construção ainda protocolou um requerimento para a realização de uma audiência pública sobre o assunto. O vereador convidou representantes do Consórcio Amazônia, responsável pelo sistema “Zona Azul”, a prestarem esclarecimentos. Além disso, foram convocados o IMMU e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Agemam).