Arturo Vidal teve um começo ruim de temporada em 2023, com pouco tempo de jogo pelo Flamengo e com mais destaque pelo comportamento fora de campo do que pelas atuações entre as quatro linhas. No entanto, o volante se recuperou e, em poucas semanas, se tornou peça importante no time de Vítor Pereira.
Nas primeiras semanas de temporada, Vidal foi preterido por Thiago Maia e Gerson na disputa pelas vagas no meio-campo. A dupla enfrentou o Palmeiras na Supercopa do Brasil, em janeiro, e também o Al Hilal nas semifinais do Mundial de Clubes, em fevereiro.
Porém, com os títulos perdidos e um desempenho abaixo do esperado na defesa, Vítor Pereira mexeu no esquema tático e deu mais chances ao chileno, que já havia jogado a disputa pelo terceiro lugar do Mundial por conta da suspensão de Gerson.
Desde o Mundial, Vidal disputou todos os jogos em que o Flamengo atuou com time titular, incluindo a ida e a volta da Recopa Sul-Americana, contra o Independiente del Valle. Nas semifinais do Campeonato Carioca, diante do Vasco, o volante foi titular na ida, com Gerson fora por lesão, e reserva na volta, já com o retorno do camisa 20 jogando ao lado de Thiago Maia.
Nas finais do Cariocão, Vidal pode novamente ser titular do Flamengo a depender da condição física de Arrascaeta e dos planos de Vítor Pereira. O meia foi cortado da seleção uruguaia por conta da lesão sofrida contra o Vasco e tem pouco mais de uma semana para se recuperar para a primeira partida da decisão, no dia 1º de abril, contra o Fluminense.