Em apenas cinco dias, a iluminação pública de Anori foi completamente modernizada com LED. A área urbana do município recebeu mais de 900 luminárias, por meio do programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Estado. O novo visual da localidade tem sido comemorado pelos cerca de 21 mil moradores.
Segundo o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, esse é mais um município em que a instalação é feita em tempo recorde. “Sabemos da importância que a iluminação pública de qualidade tem para os moradores, e por isso as equipes chegaram no dia 12 de dezembro em Anori, iniciaram os trabalhos imediatamente e, nesse fim de semana, já retornaram a Manaus”, disse.
A moradora Availda Duarte, de 47 anos, conta como a rotina nas ruas, antes com baixa luminosidade, se transformou, após a chegada do LED. “Antes, a gente andava por aqui no escuro, a estrada escura, passando com dificuldade. E, agora, a gente olha daqui e vê até longe o clarão. Está muito bonita a nossa cidade. Para onde a gente vai está tudo claro”, ressaltou.
Moradores agradeceram ao Governo do Estado, pela chegada do Ilumina+ Amazonas ao município, o último dos 27 contemplados a receber o programa, nesta primeira fase. É o caso da aposentada Maria da Glória, 63 anos, moradora da rua Muriru. “Antes, aqui nessa rua era escuro para a gente andar à noite, e agora não, está mais claro. Melhorou bastante e a gente está muito agradecido”, destacou.
Moradora da rua Liberdade, no bairro Santo Antônio, Glacieny Vitória, de 21 anos, destacou a eficiência das novas luminárias. “Estou muito feliz que a minha rua foi contemplada pelo programa Ilumina+ Amazonas. A gente pode ver a qualidade da iluminação bem melhor. E eu quero agradecer ao Governo do Estado por proporcionar isso”, comemorou.
Os bairros contemplados pelo Ilumina+ Amazonas em Anori são: Antônio Carlos, Centro, Estrada do Aeroporto, Japão, Jefferson Peres, Orla Raimunda, Santo Antônio, São Carlos, São João, São Sebastião, Vila Edite, Vila Feitosa, Vila Isabel, Vila Raimunda e Vila Alfredo.
Mais eficiência e economia
As luminárias de LED substituíram as lâmpadas convencionais a vapor de mercúrio, metálico, de sódio e mistas. Houve também a instalação de pontos em vias onde não havia nenhum tipo de iluminação.
A nova tecnologia utilizada no interior é mais eficiente e sustentável, pois tem maior fluxo luminoso e, ainda assim, representa economia de cerca de 60% no consumo de energia e não tem mercúrio em sua composição, metal tóxico e prejudicial à saúde e ao meio ambiente.
Nesta primeira fase do Ilumina+ Amazonas já foram implantados mais de 56 mil pontos em 27 cidades e 34 comunidades rurais. Atualmente, o programa está em fase de conclusão em Apuí, onde estão sendo instalados 1,9 mil pontos.