À frente da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura organizou, nesta semana, o Fórum das Mulheres Petistas do Campo, da Floresta e das Águas. O evento aconteceu dentro da programação da Marcha das Margaridas e discutiu a importância de se eleger mulheres que ocupam esses territórios.
Anne Moura, destacou a importância do encontro no fortalecimento de candidaturas femininas que se organizam no campo, na floresta e nas águas, com especial atenção para o ano de 2024.
“É com muita alegria que recebemos todas as companheiras de vários estados aqui no Fórum das Mulheres Petistas do Campo, da Floresta e das Águas. Nós pensamos em construir essa agenda com essas mulheres para dialogar e conversar. É mais que necessário estarmos reunidas aqui para a gente fortalecer a nossa presença nos espaços de poder. Muito do que vocês verão por aqui e por todo o lugar tem companheiras do PT. Esse Fórum é uma parceria com a Secretaria Agrária. Quero destacar também o projeto Elas por Elas, que potencializa a presença das mulheres na política”,
destacou.
O evento contou com a participação de Braulina Baniwa, cofundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga); Regilane Fernandes, coordenadora-geral de Formação, Construção do Conhecimento e Fomento à Ater, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Gleide Andrade, secretária nacional de Finanças e Planejamento do PT; Nádia Garcia, secretária nacional de Juventude do PT; Rose Rodrigues, diretora de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamentos do Incra; Andreza Xavier, coordenadora de Participação Política e Espaços de Poder do Ministério das Mulheres; e as deputadas estaduais Divaneide Basílio do PT-RN e Rosa Amorim do PT-PE.
Após o almoço, houve o momento de apresentações culturais e artísticas. Depois, aconteceu o painel “A Nova Primavera para as mulheres do PT”, em parceria com a Secretaria Nacional de Formação Política do PT/SNFPT e a Fundação Perseu Abramo (FPA). A atividade contou com a presença de Vivi Farias, vice-presidenta da FPA; de Eleonora Menicucci, ex-ministra de Política para as Mulheres e atual presidenta do Conselho Curador da FPA; de Eliane Martins, que integra a equipe pedagógica da Primavera; Júlia Kopf, diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Helen Coutinho, diretora da FPA. Participaram ainda as deputadas federais Érika Kokay (PT-DF) e Maria do Rosário (PT-RS).
Marcha das Margaridas
A Marcha das Margaridas está em sua 7ª edição e reúne anualmente, mais de 100 mil mulheres. Desde 2000, o nome da marcha homenageia Margarida Maria Alves, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Ela foi assassinada em 12 de agosto de 1983 em resposta a sua luta pelos direitos da categoria. Latifundiários da região são suspeitos do crime.