Menu

Análise | Palmeiras incorpora espírito do dérbi, faz seu melhor jogo em 2025 e ganha do Corinthians

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Em reencontro após final do Paulistão, equipe alviverde faz dois golaços no 1º tempo e sai de Barueri com ânimo renovado

O Palmeiras teve sua melhor atuação em 2025. O time foi criativo, mostrou repertório, criou muitas chances de gol e não deixou o adversário jogar. Tivesse postura semelhante na final do Paulistão, o título terminaria em mãos diferentes. O Corinthians não se assemelhou em nada ao que foi campeão paulista. Em que pesem os desfalques, são nítidos os problemas defensivos. Após se preservar na Sul-Americana, esperava-se um time mais valente em campo para o clássico.

O resultado deixa os comandados de Abel Ferreira na liderança provisória do Brasileirão, com sete pontos. A equipe alvinegra, por sua vez, se mantém na primeira página da tabela, com quatro. O Palmeiras volta a atuar na próxima quarta-feira em duelo com o Internacional, às 19h30, no Beira-Rio. O Corinthians joga no mesmo dia e horário contra o Fluminense, na Neo Química Arena.

O Palmeiras começou melhor o clássico, com forte presença no campo de ataque. O time alviverde entrou em campo com um ânimo maior do que nas finais de março. A pressão surtiu efeito. Donelli impediu Gómez de comemorar, mas no lance seguinte Piquerez acertou um chute preciso na entrada da área para colocar os mandantes em vantagem, aos 14 minutos.

O ímpeto do Palmeiras era forte, e o time não arrefeceu. Aos 19, Vitor Roque deixou Felipe Anderson em perfeita condição de marcar, mas a trave o impediu. Na continuidade, Emi Martínez emendou uma finalização espetacular para fazer um golaço em Barueri.

Emiliano Martínez comemora segundo gol do Palmeiras em Barueri.
Emiliano Martínez comemora segundo gol do Palmeiras em Barueri. Foto: Alex Silva/Estadão

O clima ficou tenso ainda no primeiro tempo após um encontrão de Yuri Alberto em Weverton. O goleiro alviverde foi tirar satisfação e ambos levaram cartão amarelo. A arbitragem distribuiu 10 cartões ao longo da primeira parte. O nervosismo favoreceu o Corinthians, que intensificou suas idas ao ataque em busca do primeiro gol.

O segundo tempo teve início com o Palmeiras operando em força máxima. Em jogada trabalhada em velocidade na ponta direita, Ríos cruzou com precisão, Torres cabeceou e o travessão impediu o palmeirense de comemorar mais um gol logo no primeiro minuto. Aos poucos, o ritmo da partida caiu. O Corinthians tomou as rédeas, mas tinha dificuldades em criar problemas para Weverton.

Vitor Roque e o VAR se tornaram inimigos neste início de trajetória no Palmeiras. Na quarta, o atacante viu um gol anulado por impedimento contra o Cerro Porteño. Desta vez, interferência no lance de outro atleta impedido, Gómez, anulou a comemoração do que seria seu primeiro gol pelo clube alviverde.

Aos 30 minutos, Abel promoveu a estreia do atacante Paulinho com a camisa do Palmeiras. O jogador que chegou por mais de R$ 115 milhões se recuperou de uma cirurgia na perna direita. Na sua primeira chance, fez Donelli trabalhar. Depois, em um chute de longe arrancou suspiros do torcedor. Com o conjunto alviverde dominante até os minutos finais, o palmeirense se deu ao luxo de cantar “olé” a cada toque na bola.

PALMEIRAS x CORINTHIANS

  • PALMEIRAS: Weverton; Bruno Fuchs (Agustín Giay), Gustavo Gómez, Micael e Piquerez; Emi Martínez, Richard Ríos (Aníbal Moreno) e Felipe Anderson; Estêvão (Paulinho), Vitor Roque (Flaco López) e Facundo Torres. Técnico: Abel Ferreira.
  • CORINTHIANS: Donelli; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu (Ángel Romero); Raniele (Hugo), José Martínez (Héctor Hernández), Breno Bidon e André Carrillo; Memphis e Yuri Alberto. Técnico: Emiliano Díaz (auxiliar).
  • GOLS: Piquerez, aos 14, Emiliano Martínez, aos 19 minutos do 1º tempo.
  • ÁRBITRO: Rafael Rodrigo Klein (RS)
  • CARTÕES AMARELOS: Richard Ríos, Micael, Bruno Fuchs, Weverton, Emi Martínez, Gustavo Gómez, Abel Ferreira, Yuri Alberto, Matheuzinho, Memphis, André Ramalho e José Martínez.
  • PÚBLICO: 19.297 presentes.
  • RENDA: R$ 1.172.275,00.
  • LOCAL: Arena Barueri.
plugins premium WordPress