O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Amom Mandel (Cidadania), publicou um vídeo em suas redes sociais, na noite da última terça-feira (23), desafiando o atual prefeito da capital, David Almeida (Avante). Na publicação, Amom fala que reabriu o processo de seleção de emendas do seu gabinete para que o prefeito enviasse projetos para concorrer aos recursos.
Mandel resgatou uma entrevista em que Almeida dizia que estava aberto a receber as emendas individuais do deputado federal.
“Talvez o prefeito de Manaus não tenha visto que o prazo para o envio de projetos pra concorrer às emendas parlamentares do nosso edital já encerrou, mas eu vou abrir uma exceção. David, você está convidado. Perdeu o prazo antes, mas pode fazer o bem pela cidade de Manaus junto com a gente agora”, declarou.
Foi aberto um prazo excepcional, de 24/07 até 26/07, para inscrições de projetos somente para municípios e entidades públicas vinculadas aos entes públicos municipais do Amazonas, bem como para órgãos públicos estaduais e entidades públicas vinculadas ao Governo do Amazonas.
A retificação do edital e o formulário para envio das propostas está disponibilizado no site gabinetedoamom.com/emendas.
Desde 2023, seu primeiro ano de mandato, Amom Mandel realiza um processo de seleção de instituições que receberão R$ 10 milhões de suas emendas parlamentares, por meio do Edital Participativo de Emendas Orçamentárias. Na primeira edição, 14 projetos foram selecionados, de diferentes instituições.
Neste ano, 160 projetos foram selecionados na análise técnica para concorrerem aos recursos na última etapa do processo, a fase de votação popular, que se iniciará nesta quarta-feira (24) e será finalizada no dia 31, após o processo eleitoral deste ano. A votação é feita por meio do aplicativo Buracômetro. O resultado final deve ser divulgado no dia 5/11.