Aos 81 anos, Amazonino Mendes será candidato ao governo do estado, nas eleições de 2022. É o que aponta as informações preliminares nos bastidores da política no Amazonas. Suas limitações devido à idade e estado de saúde é sempre motivo de debate no campo político, já que ele é diabético, hipertenso e tem problemas renais, e por esses motivos sua atuação ativa junto à população é questionável.
Mas, segundo as informações que circulam nos bastidores, uma força-tarefa de médicos foi montada para tentar reverter a frágil saúde do ex-governador, que faz hemodiálise devido aos problemas renais. Além do estado de saúde físico, Amazonino já protagonizou outras cenas que demonstram sua limitação devido à idade, como o episódio em que ele esqueceu o número do seu candidato a vereador nas últimas eleições para prefeito de Manaus.
Já na cabine de votação, Amazonino precisou recorrer a sua assessoria para concluir o voto, porque sem levar uma cola, ele esqueceu o número do seu candidato a vereador. “Eu queria o número de vereador. Eu pressupunha que na cabine poderia ter a relação, eu acho que era o normal né, e não tinha. O problema foi esse”, justificou Mendes na época.
A possível candidatura de Amazonino nunca foi negada pelo ex-governador do Amazonas, mas pode ter sido confirmada desde que ele postou um vídeo nas redes sociais, no último dia 7 deste mês. No vídeo, ele se pronunciou sobre os ataques que Manaus havia sofrido naquela semana, motivados pela morte de um dos integrantes da facção criminosa Comando Vermelho.
Em uma clara referência as eleições de 2022, ele afirmou que a situação ia passar e declarou: “A chama da esperança não está morta”, disse. “Tudo bem, tudo passa. E esse equívoco que tomou conta do Estado do Amazonas haverá de sumir. E eu diria a você: a chama da esperança não está morta”, finalizou o vídeo.
Adversário de Amazonino nas últimas eleições municipais, o atual prefeito de Manaus, David Almeida, chegou a comparar o ex-governador a um jogador de futebol que foi bom a sua época, mas que seu tempo já passou. David afirmou que chamar Amazonino para resolver os problemas da cidade, seria como chamar Pelé para jogar um jogo decisivo da Seleção Brasileira, se referindo ao condicionamento físico.