Menu

Amazonas terá centro avançado de prevenção ao câncer de colo de útero

Compartilhe

O centro já teve as obras iniciadas e será destinado à realização de conizações, pequenas cirurgias que tratam lesões pré-malignas no colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva.

A construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), anexo à sede da Fundação Centro de Oncologia do Amazonas (FCecon), foi um dos temas do médico Gérson Mourão, diretor-presidente da fundação, no 12º Fórum Nacional Oncoguia, realizado pela organização não governamental Oncoguia.

O índice de casos desse tipo de câncer no Amazonas é três vezes maior que a do país. Dados de 2020 do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que enquanto no Brasil a taxa do câncer de colo de útero para cada grupo de 100 mil mulheres é de 15,38, no Amazonas, chega a 40,18.

O centro já teve as obras iniciadas e será destinado à realização de conizações, pequenas cirurgias que tratam lesões pré-malignas no colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva.

De acordo com o diretor, outro projeto é o de endoscopia terapêutica com inteligência artificial, ferramenta que permite retirar lesões suspeitas de câncer no intestino com melhor visualização das imagens e avisos sonoros quando o aparelho detecta essas lesões, e o projeto de tecnologia que a Fundação está se mobilizando para implementar

“A gestão é muito importante, mas é preciso ter coragem de inovar”, destacou Gerson Mourão. “É preciso ter o apoio dos nossos servidores, da nossa população e o apoio político, e estamos conseguindo. Não podíamos agir como se agia há 20, 30 anos. Nós tínhamos que olhar o que estava diante de nós e pensar em algo novo. E foi o que fizemos”.

Mourão destacou ainda a mudança ocorrida em Manaus quanto à realização de biópsias para o diagnóstico do câncer de mama, antes concentrada na FCecon.

Desde fevereiro de 2022, as biópsias nas mamas são realizadas no Serviço Municipal de Diagnóstico de Mama (SDM), da Prefeitura de Manaus, o que agiliza o diagnóstico de câncer. As pacientes que têm biópsias com malignidade confirmada são encaminhadas à Fundação Cecon.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress