Estreante e clube mais jovem da edição, o Amazonas FC se despede da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024 nesta sexta-feira (22), contra o rebaixado Ituano, pela 38ª e última rodada da competição. Salvo do rebaixamento com folga, o time aurinegro cumpriu seu principal objetivo e fecha a temporada no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), às 20h30 (de Manaus).
Pelo fato das equipes não brigarem por mais nada nesta última rodada, o duelo foi antecipado de domingo (24) para sexta-feira (22). No confronto do primeiro turno, o Amazonas venceu por 1 a 0, no Estádio Carlos Zamith, com gol marcado por Luan Silva. O reencontro entre Onça-pintada e Galo terá transmissão ao vivo e com imagens no canal Premiere, na TV por assinatura e streaming.
O Ituano fecha uma temporada negativa, com rebaixamentos no Campeonato Paulista e a Série B do Brasileiro. O descenso na Segundona foi confirmado mesmo após uma vitória heroica do Galo por 4 a 3 sobre o Vila Nova, fora de casa.
Apesar do resultado, o Ituano não conseguiu mudar seu destino e se juntou a Brusque, Guarani e Ponte Preta, afundados no Z4 e componentes da Série C 2025. Comandado interinamente por Chico Elias nesta reta final, o Galo de Itu ocupa a 18ª colocação com 37 pontos.
Para a despedida da Série B, o volante Rodrigo e o atacante Bruno Xavier voltam de suspensão e podem ser escalados. Em contrapartida, o volante Yann Rolim, o meia José Aldo e o atacante Leozinho cumprem gancho pelo terceiro cartão amarelo e não estarão disponíveis. Um provável Ituano tem: Jefferson Paulino; Marcinho, Claudinho, Luiz Gustavo e Guilherme Lazaroni; Rodrigo, Xavier e Gabriel Falcão; Neto Berola, Vinícius Paiva e Bruno Xavier.
O Amazonas FC está garantido na próxima edição da Série B e fecha uma campanha que foi tranquila, de modo geral, sem nem flertar com o rebaixamento. A missão em Itu é tentar encerrar uma sequência de sete jogos sem vencer como visitante e terminar na primeira página da tabela de classificação.
12º colocado com 49 pontos, o time aurinegro teve uma despedida amarga da capital amazonense, sendo goleado por 4 a 0 pelo Goiás, no Zamith. Boa parte do elenco deve ir até Itu e aproveitar a viagem para entrar de férias.
Na última semana de trabalhos na temporada, o técnico Rafael Lacerda e parte da comissão técnica chegaram a um acordo para encerrar vínculo com o Amazonas e não vão seguir no comando do clube, que busca um novo nome para a vaga. Nesta partida e até a contratação de um novo treinador, o auxiliar permanente Ibson Silva dirige a equipe.
O lateral-direito Ezequiel cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo e está fora da partida em Itu, assim como o zagueiro Miranda, lesionado. Por outro lado, o atacante Luan Silva volta à disposição após três partidas fora de combate.
A equipe deve ser modificada por Ibson, mas uma base semelhante deve ter: Marcão; Tiago Cametá, Fabiano, Alvariño e Renan Castro; Luis Felipe, Xavier e Rafael Tavares; Ênio, Cocote e Sassá (Luan Silva).
Árbitro: Charly Wendy Straub Deretti (SC) (FIFA)
Árbitro Assistente 1: Bruno Muller (SC)
Árbitro Assistente 2: Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
Quarto Árbitro: Gabriel Furlan (SP)
Assessor: Walter de Lima Coelho Júnior (SP)
Árbitro de Vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
AVAR: Michael Correia (RJ)
Observador de VAR: Silvia Regina de Oliveira (SP)