Nessa quarta-feira, 12, a Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Prefeitura de Manaus, realizou uma ação de fiscalização em um armazém de alimentos localizado no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste da cidade.
O local abrigava vários tipos de alimentos e bebidas em condições inadequadas para o consumo e acomodados de forma irregular. Foi apreendido cinco toneladas de produtos.
Segundo Ricardo Celestino, gerente da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), a denúncia informava sobre um depósito que realiza doações frequentes de produtos alimentícios variados e com a data de validade expirada.
“No momento da inspeção, não chegamos a constatar a realização de doações, mas havia, de fato, uma grande quantidade de produtos de vários tipos nessa situação de irregularidade sanitária, capazes, portanto, de oferecer graves riscos à saúde humana”,
explica Ricardo.
Foram encontrados cortes de carne e frango, presunto, manteiga, margarina, refrigerantes e achocolatados entre os produtos em situação irregular. Alguns apresentavam datas de validade já expiradas, ausência do rótulo, embalagens rompidas e vários outros tipos de avarias, e todos estavam acomodados em condições inadequadas.
O proprietário do depósito explicou que trabalha com a coleta de resíduos não-perigosos e que utilizava os alimentos no preparo de rações para animais. Por não possuir licença para nenhuma das atividades, ele irá responder a um Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 134,77.