O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu os deputados capixabas Capitão Assumção (PL) e Carlos Von (DC) de dar entrevistas sobre os mandados de busca e apreensão cumpridos desta quinta-feira, 15, ou mesmo participar de eventos públicos. O descumprimento implica em multa e bloqueio de contas bancárias.
Os dois parlamentares não foram presos, mas terão que utilizar tornozeleira eletrônica. Eles são investigados por organizar manifestações contra o resultado das eleições 2022.
Agentes da PF bateram à porta dos gabinetes dos parlamentares pela manhã na Assembleia Legislativa do Espírito Santo e também foram às residências. Foram recolhidos computadores e celulares — eles estão proibidos de usar as redes sociais. O processo corre sob sigilo.
Ainda no Espírito Santo, o o vereador de Vitória Armandinho Fontoura (Podemos) foi alvo de mandado de prisão, assim como o jornalista Jackson Rangel Vieira, o pastor Fabiano Oliveira e o radialista e candidato derrotado a deputado estadual Max Pitangui (PTB).