O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes confirmou hoje, 21, que encerrou a sua conta na rede social X. Segundo divulgado pela mídia, a justificativa dada pela assessoria da Corte seria o fato do ministro não utilizar a conta desde janeiro de 2024. Sendo verdade ou não, fato é que poucos sentirão falta.
Recentemente, a Truth Social, empresa de mídia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a plataforma de vídeos Rumble, de Chris Pavlovski, ajuizaram uma ação em um tribunal americano contra Moraes, alegando censura e violação de direitos nos EUA. Chris inclusive fez postagens em português no próprio X, prometendo lutar pela liberdade de expressão no Brasil e se negando a cumprir as ordens ilegais de Alexandre.
Fico imaginando como explicar para um estrangeiro que, por aqui, enquanto corruptos estão soltos e querendo se candidatar, manifestantes que nada fizeram estão presos
Será que realmente há justiça onde cidadãos de bem vão para a cadeia por opiniões e criminosos perigosos estão cada vez mais à vontade?
Como fazê-los entender que, enquanto baderneiros são tratados como terroristas, os verdadeiros grupos que promovem terrorismo, como o Hamas, são exaltados pela esquerda pelas ruas e dentro da Câmara dos Deputados?
Faria algum sentido citar que os que dizem defender a liberdade de expressão são os principais censores e que os que acusam adversários de ditadores e golpistas de fato defendem e exaltam os piores tiranos existentes?
Por essas e outras várias situações, os brasileiros estão cada vez mais desesperançosos em qualquer melhoria significativa no país. Se a classe política está em descrédito, o judiciário segue os mesmos passos, mas com a diferença significativa de que para um político ruim, há sempre a chance de uma renovação a cada eleição. Isto é algo muito diferente de ministros que não possuem votos, estão em um cargo por indicação e mesmo assim se acham deuses na Terra para interferir em outros poderes e cercear a liberdade do povo.
Se há algo positivo no fato da escalada da tirania no Brasil ter se tornado global é ver que várias outras pessoas pelo mundo estão entrando na batalha para defender o direito de nos expressarmos livremente, até porque bem diz o ditado “Quando a casa do vizinho está pegando fogo, a minha casa está em perigo”. Não seria sensato tomar uma atitude somente quando formos diretamente atingidos.
O Brasil tem milhares de prioridades a serem discutidas e resolvidas, o governo Lula tem sido um fiasco em todos os sentidos, segue perdendo popularidade a cada nova pesquisa, e cá estamos nós: tendo que lutar incansavelmente por direitos básicos que não são respeitados pelos responsáveis por guardar a Constituição.
A única notícia triste sobre o fato de Alexandre de Moraes ter deixado o X, é que ele não verá mais milhares de pessoas pelo mundo marcando a sua conta e o criticando em diversos idiomas diferentes, mas se esconder não impedirá que nada disso siga acontecendo.