Menu

Alegada ‘quebra de acordo’ entre Alberto Neto e Wilson Lima aproxima deputado de Omar Aziz

Compartilhe

Alega-se que um suposto rompimento de acordo entre o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus pelo Partido Liberal (PL), Capitão Alberto Neto, e o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), colocou o deputado de direita mais próximo de seu antigo aliado político, o senador Omar Aziz (PSD), que estaria apoiando-o veladamente, segundo os bastidores da política local.

Pelo que foi vazado por jornalistas e políticos locais, existia um acordo informal entre o PL e o União Brasil para disputar a Prefeitura de Manaus, em que haveria uma unificação entre as chapas de Roberto Cidade, pré-candidato do União Brasil, e Alberto Neto, do PL, e que o cabeça de chapa seria aquele melhor colocado nas intenções de voto. Esse acordo teve o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Alfredo Nascimento, líder do partido no Amazonas.

Porém, as últimas pesquisas sobre a Prefeitura de Manaus mostram que Roberto Cidade está em terceiro lugar nas amostras e evidenciam uma queda de Alberto Neto, que aparece em quarto ou em empate técnico com Cidade, mesmo após a visita de Bolsonaro a Manaus, em maio deste ano.

Por outro lado, a suposta informação de um possível declínio por parte de Alberto Neto, que poderia ser o vice ou indicar um nome do PL para ser vice na chapa de Cidade, não teria sido bem recebida por Alberto, que enfraqueceria sua imagem, levando-o a buscar apoio para se apresentar como cabeça de chapa na disputa pela prefeitura de Manaus.

Essa estratégia de Alberto tem decepcionado tanto o grupo de pré-candidatos a vereadores dentro do PL quanto o próprio governador Wilson Lima, que se reuniu na última quarta-feira (3), em Brasília, com o líder do PL Nacional, Valdemar da Costa Neto, para cobrar o cumprimento da palavra e apresentar que Cidade cresceu nas pesquisas, o colocando como cabeça de chapa do União Brasil para disputar o pleito municipal.

Comenta-se nos bastidores que o suposto não cumprimento do acordo por parte de Alberto levou ao apoio de um antigo aliado político, o senador Omar Aziz (PSD), que estaria apoiando veladamente a candidatura de Alberto e dando o suporte para que este não desista de sua candidatura.

Omar, além de ter introduzido Alberto Neto na política amazonense, nunca deixou de ser aliado na Câmara Federal, principalmente em assuntos relacionados à Zona Franca de Manaus (ZFM). Isso não deixa de ser contraditório, pois Omar é opositor de Bolsonaro e extremamente próximo a Lula, enquanto Alberto é visto como um nome com influência na direita em Brasília e tenta publicamente negar a sua boa relação com o senador.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress