A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) notificou, na última quinta-feira (22), o prefeito David Almeida (Avante) para que apresente defesa em processo de prestação de contas referente ao período em que foi governador do estado no ano de 2017, em mandato interino.
O ofício emitido pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Assembleia cobra apresentação de defesa em processo que trata de contas daquele ano em que David ocupou o governo do Estado entre maio e outubro de 2017. Naquele exercício, governo dispunha de R$ 14,6 bilhões previstos para gastar durante todo o ano, sendo que entre maio e outubro foram gastos R$ 6,4 bilhões.
Procurado pela reportagem do Diário, o relator das contas na Aleam, deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) informou que aguarda manifestação de David Almeida para emitir seu relatório sobre o assunto, que depois será apreciado pelo plenário da Assembleia.
“Em setembro fui destinado a relator das contas do período tampão do David, e aí eu pedi do presidente da comissão um pouco de tempo para analisar, por isso o prefeito tem 15 dias para apresentar contrarrazões. Se tem algo novo a acrescentar, daí ao final dos 15 dias eu fecho o relatório. A conta foi aprovada pelo TCE, mas é importante deixar bem claro que o relator das contas do então governador interino votou pela desaprovação”, destacou Wilker Barreto.
De acordo o com documento expedido pelo relator do processo na CAE, a não apresentação de defesa nesta segunda fase do processo de julgamento das contas do chefe do Poder Executivo estadual pelo Legislativo não prejudica as defesas já apresentadas na primeira fase do processo.
Com informações do site D24