Menu

ALDEIA TENHARIN, DE HUMAITÁ, RECEBE CAMINHONETE COM RECURSO GARANTIDO PELO SENADOR PLÍNIO VALÉRIO

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

A comunidade indígena Tenharin Aldeia Marmelo, em Humaitá, recebeu uma caminhonete com recurso garantido pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) junto à Fundação Nacional do Índio (Funai).

As chaves foram entregues na última semana aos líderes da comunidade que fica no sul do Amazonas. A caminhonete foi recebida com muito entusiasmo pelos moradores, que agora terão à disposição um veículo para facilitar o deslocamento e o acesso à saúde e benefícios sociais que estão distantes.

Essa é a primeira caminhonete que chegou para a comunidade, um segundo veículo já está em processo final de compra e deve ser entregue ainda neste semestre. No total, o senador garantiu R$ 250 mil para a compra dos dois veículos que atenderão 2.600 indígenas tenharins.

Antes, sem nenhum meio de locomoção, a comunidade que fica a 120 quilômetros do município de Humaitá, dependia da coordenação da Funai na região para dar assistência e levá-los até a cidade, obstáculo que agora vai ser revertido.

O líder indígena Aurélio Tenharin afirma que os veículos serão utilizados ainda para o escoamento da produção de castanhas, açaí, milho, além do transporte de aposentados. Ele destaca que os dois veículos atenderão as 17 aldeias tenharin, o que foi entregue na última semana vai atender a Comunidade Marmelo, onde moram 1.200 indígenas. “Dessa forma os dois veículos ficarão divididos”, explica.

“Agradecemos pelo seu trabalho e agradecemos em nome da Comunidade Marmelo, essa caminhonete que foi comprada com uma emenda será muito útil”, destacou o cacique João Sena Tenharin, reconhecendo o olhar do senador Plínio Valério voltado para as comunidades indígenas. “Dificilmente nós seríamos atendidos assim pelo Senado. Ficamos muito agradecidos em nome do povo Tenharin”, disse. “É o único senador que atendeu o povo Tenharin” completou Antônio Tenharin, coordenador dos Povos Indígenas do Alto Madeira e uma das lideranças da comunidade.

As chaves foram entregues pelo coordenador da Funai na região, Capitão da Rocha. “Essa caminhonete será muito útil para esse povo tão necessitado aqui do sul do Amazonas, assim como todas as emendas que o senhor está proporcionando para essa etnia”, afirmou.

Em um vídeo enviado para a comunidade, o senador Plínio Valério falou sobre seu trabalho voltado para os povos indígenas.

Confira o Vídeo:

Ainda segundo Plínio, além de continuar buscando recursos em Brasília para atender as necessidades das comunidades que mais precisam, o mandato continuará voltado para medidas que apoiem a geração de emprego e a independência dos povos indígenas. “Nós estamos juntos em outras brigas também contra algumas ONGs, contra esse pessoal internacional e até do Brasil mesmo que vive explorando vocês e não lhes dão o direito de explorar os recursos naturais da floresta”, completou.