Manaus/AM – O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e o prefeito David Almeida (Avante), inauguraram na tarde desta terça-feira (25) o Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Dimicro), localizado no bairro Distrito Industrial 2.
O Dimicro será a base para empresas que fornecem equipamentos para o Polo Industrial de Manaus (PIM). A expectativa é de que 400 empregos diretos sejam gerados, contribuindo para o fortalecimento da Zona Franca de Manaus (ZFM).
O local ocupa uma área total de 174.113,42 metros quadrados, cedida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Criado por meio da lei nº 1.238 de 28 de abril de 2008, o Dimicro foi inaugurado pela primeira vez em 2016, mas nunca foi ocupado por empresas de cunho industrial. Em 2021, a Prefeitura de Manaus viabilizou um estudo técnico para o funcionamento total. Com a lei nº 2.739 de 2021, foram estabelecidas novas providências acerca da administração, ocupação e reforma do espaço.
Novo Dimicro
Em um novo formato, o Dimicro começou a ser reformado em 2022, com recursos do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq). Toda a estrutura dos galpões foi reestruturada, incluindo elétrica e subestação de energia, estrutura para ar comprimido, iluminação adequada, sistema de segurança, reforma interna dos galpões e adaptações de acessibilidade na parte externa.
As empresas foram selecionadas através do edital nº 5606, disponível no Diário Oficial do Município (DOM), e são do ramo da ferramentaria, estrutura metálica, estamparia metálica, bio cosméticos, alimentício, injeção plástica, equipamentos industriais, artigos naturais, tecnologia ambiental, transporte, equipamentos hospitalares, entre outros.
Foto: Jander Robson/Portal do Holanda