Menu

Alberto Neto diz que PL ‘bateu o martelo’. Ele é pré-candidato a Prefeitura de Manaus e terá apoio de Bolsonaro

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Alberto Neto diz que PL 'bateu o martelo'

O deputado federal Alberto Neto (PL) reafirmou, nesta sexta-feira (5), em um vídeo divulgado em suas redes sociais que o Partido Liberal o escolheu como pré-candidato a prefeito de Manaus na eleição de outubro deste ano.

O deputado também sinalizou que terá o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), considerado fundamental para alavancar uma candidatura em Manaus, cidade que deu a ele mais de 60% dos votos válidos na eleição presidencial do ano passado.

A postura de Alberto Neto praticamente tira do páreo dentro do PL o coronel da reserva do Exército Alfredo Menezes, que contava com a boa votação para o Senado, obtida na eleição de 2022, e com o apoio de Bolsonaro, que é compadre dele, para ser candidato a prefeito de Manaus.

Menezes não se considera descartado e disse  que a pré-candidatura dele a prefeito de Manaus é um assunto já deliberado no grupo político dele e que no tempo certo vai contar com o apoio de Bolsonaro, de quem foi um fiel aliado ao longo dos quatro anos de mandato dele na presidência.

Sou pré-candidato e não irei abrir mão disso. E com certeza, no momento certo, terei o apoio do maior expoente da direita no Brasil (Jair Bolsonaro)“, afirmou Menezes, que obteve 737 mil votos para o Senado na eleição de 2022.

Pré-candidatos: Alberto Neto e mais 15 nomes

Com a entrada de Alberto Neto na disputa pela Prefeitura de Manaus já são 16 os nomes de interessados em disputar a eleição de outubro. Dentre estes, alguns já têm a confirmação de seus partidos, mas a maioria segue enfrentando disputas internas.

O prefeito David Almeida praticamente confirmou, também nesta sexta-feira (6), que disputará a eleição pelo Avante, pois pela primeira vez falou claramente que não irá para o PL. A ida para o partido de Bolsonaro chegou a ser o motivo da briga entre Alberto Neto e Alfredo Menezes.

A reitora da Faculdade Metropolitana (Fametro), Maria do Carmos Seffair, garantiu ao RealTime1, nesta semana, que está firme em sua pré-candidatura pelo Novo, partido que ela preside no Amazonas.

Ex-PSOL, o médico Israel Tuyuka se filiou ao PDT e imediatamente ganhou status de pré-candidato a prefeito sob as bênçãos do ex-deputado Luís Castro.

Segundo maior partido do País e líder da Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV), atrás apenas do PL, o Partido dos Trabalhadores tem até este momento quatro pré-candidatos a prefeito de Manaus: a enfermeira Anne Moura, que foi candidata a vice-governadora na chapa de Eduardo Braga (MDB), em 2022, o ex-deputado federal José Ricardo Wendling, o vereador Sassá da Construção Civil e o ativista Luís Borges.

Também dessa Federação, o PCdoB indicou como pré-candidato a prefeito o ex-deputado estadual Eron Bezerra, mas é justamente ele que costura o lançamento de um único candidato de sete partidos de esquerda.

O PSOL, que tem uma Federação com a Rede Sustentabilidade, está com três pré-candidatos, no momento: a advogada Natália Dennis, a ativista Val Santos e o radialista Tomás Barbosa.

A Federação PSDB-Cidadania está envolta com as pré-candidaturas do deputado federal Amon Mandel (Cidadania), cujos sinais de que desistiria da disputa colocou no palco outro nome, o do deputado estadual Wilker Barreto, do mesmo partido.

Líder dessa Federação, o senador Plínio Valério (PSDB) garante que há pelo menos dois outros nomes que podem representar a federação na disputa pelo posto de prefeito de Manaus.

Sem anunciar nada, mas dando nítidos sinais de que deseja participar da eleição para prefeito, está o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidade, que busca fortalecer o nome dele para sair candidato pelo União Brasil sob as bênçãos do governador Wilson Lima.