Abatedouro e frigorífico de carne bovina localizado em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), o Frigoraça Amazonas Ltda. acaba de obter a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). No Amazonas, a certificação é concedida pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf) e permite a comercialização dos produtos certificados em qualquer unidade da federação. O diretor-presidente da Adaf, José Omena, fez a entrega da certificação nesta quinta-feira (07/12) durante a 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro).
A planta tem capacidade para abater 300 animais por dia e planeja vender para Rondônia e outros estados, carne processada no município de Humaitá. O frigorífico é o segundo de carne bovina a obter o Sisbi no Amazonas. O primeiro foi o Nossofrigorífico, em Boca do Acre. Outros empreendimentos com Sisbi no estado são as duas plantas da Frigopesca, empresa do empresário Raimundo Chikó, em Manacapuru e Anamã; e o Frigorifico 3 Rios, de beneficiamento de peixe congelado, em Manacapuru.
Após visitar as instalações do Frigoraça, o diretor-presidente da Adaf, José Omena, confirmou que se trata de uma das plantas frigoríficas mais modernas do estado, e ressalta que a certificação concedida é resultado de um longo trabalho que envolveu a Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa/Adaf), comandada pelo médico veterinário Emílio Afonso e a equipe técnica do frigorífico.
“A Adaf é parceira dos empreendedores do Amazonas. Para nós é uma satisfação certificar mais um frigorífico no Amazonas, principalmente em uma região estratégica como Humaitá, que agora conta com um frigorífico com certificação Sisbi, vendendo carne de excelente qualidade para todo o País”, destaca Omena.
O Frigoraça é o antigo Frigorífico Amazonas em Humaitá. A unidade foi reinaugurada em agosto de 2022.
Certificação Sisbi
Estabelecimentos interessados em dar entrada no processo de adesão ao Sisbi-POA devem preencher o Requerimento de Adesão disponível no endereço eletrônico http://www.adaf.am.gov.br/sisbipoa/.
Após o envio do requerimento, uma auditoria documental é realizada pela equipe da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa) da Adaf, e, comprovada a conformidade dos documentos, é avaliada a possibilidade de uma visita presencial ao empreendimento para a produção de um Relatório de Auditoria. Encerrada essa fase, um parecer técnico favorável ou desfavorável é emitido.
Fotos: Joubert Lima/Adaf