Em mais uma ação para resguardar a saúde da população, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu, na manhã desta terça-feira (25/02), 135 quilos de mel produzidos de forma irregular. A ação, que teve apoio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon) da Polícia Civil, foi realizada em uma casa, no Bairro da Paz, zona centro-oeste de Manaus.
Os servidores da Adaf chegaram ao local após uma denúncia à Ouvidoria da autarquia, informando que uma pessoa estava fazendo embalagem e venda de mel sem o serviço de inspeção, que é obrigatório para todos os produtos de origem animal.
“No local, de fato constatamos a presença de produto sem o Serviço de Inspeção Estadual e, ainda por cima, com falsificação de um selo de inspeção que já pertence a outro estabelecimento. Portanto, além de uma comercialização de produto sem registro, também existe uma fraude”, explicou o fiscal agropecuário, médico veterinário Leonardo Assis.
Além dos 135 quilos de mel, também foram apreendidos no local 250 rótulos com o selo falsificado e 150 embalagens vazias. Todos os produtos foram destruídos no aterro sanitário.
“Segundo a esposa do denunciado, ele compra esse mel em Boa Vista e traz para Manaus de maneira irregular, em bombonas, para ser envasado na casa dele e, a partir daí, ser distribuído”, completou Leonardo. Os fiscais lavraram o auto de infração e o denunciado terá 30 dias para apresentar defesa.
A Adaf reitera que o Serviço de Inspeção é a garantia de que um produto de origem animal seguiu os padrões higiênico-sanitários exigidos por lei no seu processo de obtenção, elaboração, manipulação, envase, transporte e conservação. Consumir produtos de estabelecimentos não certificados e, portanto, de procedência desconhecida, expõe a população a riscos de intoxicação que podem levar à morte. Qualquer cidadão pode encaminhar à Adaf denúncias relacionadas ao processamento de alimentos de origem animal pelos telefones (92) 99138-4073 e (92) 99380-9174.
Fotos: Divulgação/Adaf