Sete locais foram autuados/notificados, entre a noite de sexta-feira (10/01) e madrugada deste sábado (11/01), durante a Central Integrada de Fiscalização (CIF). Ao todo, a CIF fiscalizou nove bares e festas conhecidas como ‘adega’ na zona leste e sul de Manaus.
De forma integrada, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), a CIF é realizada com a participação de órgãos do Governo do Amazonas, da Prefeitura de Manaus, Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI) e Amazonas Energia.
O delegado Fabiano Rosas, do 9ª Distrito Integrado de Polícia (DIP), ressaltou que além das fiscalizações, os agentes atuaram em abordagens.“Essa CIF reúne vários órgãos e tem como objetivo fiscalizar bares e similares, principalmente essas adegas que estão funcionando na cidade. Os órgãos competentes verificam a regulamentação deles, se estão cumprindo a lei ou se há venda de bebidas alcoólicas para adolescentes. Além disso, a polícia civil e militar faz essa checagem de pessoas no local, principalmente com aquelas pessoas que têm atitude suspeita”, disse.
Autuações e notificações
Na zona leste, na avenida Alameda Alphaville, o estabelecimento Absolute Ilha Gelada foi autuado pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) por não possuir os documentos obrigatórios e pela Visa Manaus, por não possuir licença sanitária. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), interditou a caixa de som por ausência de licença ambiental municipal para atividade do sistema sonoro.
Ainda na zona leste, os estabelecimentos Lipão Burguer e Bar do Diego também foram autuados por irregularidades encontradas no local.
Já na zona sul, a Adega da Mara, Adega Ricozo e o Koala Beer, foram autuados pelo Cbmam, Semmas e, foi também verificado, irregularidades na parte elétrica no local. Os servidores da Amazonas Energia suspenderam a energia dos estabelecimentos.
Conscientização
Durante a fiscalização, três adolescentes foram encontradas em um bar no centro de Manaus e, retornaram para suas residências com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que também realizava ações de panfletagem nos locais abordados.
“Estamos realizando toda uma abordagem pedagógica nessa primeira CIF de 2025, trabalhando na garantia de direitos de mulheres e idosos, e principalmente nesse período da noite, de crianças e adolescentes, fazendo uma panfletagem, principalmente em relação ao combate às violações de direitos de crianças e adolescentes”, explicou a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.
Efetivo
A operação contou com a participação de agentes da SSP-AM, Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Juizado da Infância e da Juventude Infracional (JIJI), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Visa Manaus, Conselho Tutelar e Amazonas Energia.
Foto: Divulgação/SSP-AM
Descubra mais sobre MenezesVirtualEye
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.