Menu

A pedido de Maduro, MST instala base na Venezuela

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Os invasores ocuparam terras no Estado de Bolívar, no sul do país

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) decidiu ampliar as invasões para além do território brasileiro. A pedido do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, o grupo instalou uma base no Estado de Bolívar, no sul do país.

A Fazenda Vergareña, onde o MST se encontra, tem cerca de 180 mil hectares. Maduro pediu ajuda ao grupo para a realização de “trabalhos de plantio na região”. A ação dos invasores brasileiros junto do regime venezuelano conta com apoio das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas.

De acordo com a nota do MST, a ditadura tem a intenção de invadir outros “territórios da região que não são muito povoados, apesar da grande quantidade de terras”.

Grupo quer construir uma escola

Além disso, o movimento quer investir na doutrinação na Venezuela. Para isso, vai construir uma escola na região onde a base foi montada. Segundo o movimento, o objetivo é a “formação política” dos venezuelanos. Essas terras entregues ao movimento foram expropriadas por Hugo Chávez nos anos 2000.

O MST apoia abertamente a ditadura chavista. Em janeiro deste ano, um grupo de cinco integrantes do movimento participou de uma motociata em Caracas, em apoio à posse de Maduro. Entre os participantes estava João Pedro Stédile, um dos fundadores do MST.

Maduro usa boné do MST

Em agosto de 2024, o ditador venezuelano ganhou de presente um boné do grupo de invasores de terras. Isso ocorreu durante o anúncio de Ángel Prado como o novo chefe do Ministério do Poder Popular para Comunas e Movimentos Sociais, no Palácio Miraflores, em Caracas.

Maduro usa boné do MST
Maduro usa boné do MST durante anuncio de troca de ministro | Foto: Reprodução/Redes sociais

“A delegação brasileira acabou de me dar de presente”, disse Maduro, na ocasião. Muito bonito. Verdade, porque somos amantes. E, como amantes, acolhemos com amor o MST.”

plugins premium WordPress