O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar que o seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), tentou dar um golpe de Estado no país. A declaração foi dada a jornalistas japoneses, na manhã desta terça-feira (30/4).
Durante a conversa, o chefe do Executivo afirmou ainda que Bolsonaro “distribuiu dinheiro” para tentar se manter no cargo.
Ele também sugeriu a participação do ex-presidente nos atos de 8 de janeiro de 2023, que resultou na invasão às sedes dos Três Poderes.
“O meu adversário, em 2 anos, gastou 60 bilhões de dólares fazendo isenção, desoneração, distribuindo dinheiro para ver se se mantinha no poder. E perdeu as eleições porque a maioria do povo queria democracia. Esse cidadão tentou dar um golpe nesse país dia 8 de janeiro. E nós derrotamos o golpe”, disse Lula.
Nesta sexta-feira (3/5), presidente receberá o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, no Palácio do Planalto. Os dois devem discutir as relações entre os países e assinar um acordo de cooperação na área de meio ambiente.