Menu

A importância dos Indígenas na cultura mundial

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
A Amazônia deve ser respeitada como a morada desses povos que tanto já contribuíram com sua cultura.

Em 1949, os padres jesuítas começaram o contato com os indígenas brasileiros com o intuito de convertê-los ao catolicismo. A partir daí, desencadeou-se uma luta de resistência cultural que perdura até hoje.

Em tempos atuais, os indígenas sofrem com a invasão de suas terras na escalada gananciosa da exploração das riquezas naturais, como no caso dos Ianomâmis, na região Amazônica.

Com todo esse tormento, os povos indígenas subsistem e mostram a força e a importância de sua cultura na agricultura, no conhecimento milenar da botânica curativa e na preservação natural do meio ambiente do país.

A Amazônia deve ser respeitada como a morada desses povos que tanto já contribuíram com sua cultura.

Eu mesmo, descendente de indígenas amazonenses, ainda pequeno, aprendi a reverenciar e a valorizar a Mãe Natureza. Preservar as tradições indígenas é também preservar a biodiversidade e todo o ecossistema brasileiro.

Esses povos, através desses conhecimentos milenares, são os autênticos guardiões de territórios que são importantíssimos para toda a humanidade.

Além de tudo isso, os povos indígenas nos dão aula na convivência harmônica e respeitosa com a natureza! E que aula!

E marcando a semana dos povos indígenas, a TV Globo produziu o episódio Pintadas, que faz parte do projeto Falas.

A narrativa é sobre três jovens indígenas. Luara (Ellie Makuxi), Josy (Dandara Queiroz) e Michele (Isabela Santana), que têm origens diferentes, e se encontram no Mato Grosso do Sul para gravação de um videoclipe de rap na floresta. De acordo com a sinopse, quando se veem diante da natureza destruída, as três são impactadas por uma série de acontecimentos fantásticos que as fazem encarar seus próprios medos, identidades e tramas.

A ideia é que a história, além de refletir sobre a realidade indígena, também apresente a violência sofrida pelas mulheres que fazem parte desses povos, incluindo depoimentos e pontos de vista.

A produção foi exibida nesta segunda-feira, 17, mas está disponível no Globoplay.

Salve os povos indígenas, tão importantes para o Brasil e para o mundo todo!