O ano de 2023 está perto de começar e o calendário do futebol já está preparado para emocionar os fanáticos durante toda a temporada. Com compromissos no futebol masculino e feminino, tanto pelos clubes quanto pelas seleções, alguns eventos são aguardados há alguns anos, como a Copa do Mundo feminina.
O Brasil está classificado para o principal torneio do futebol feminino, que acontecerá entre os dias 20 de julho e 19 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia. Sorteado para o Grupo F, a Seleção enfrentará França, Jamaica e uma equipe que ainda tenta vaga na repescagem na fase de grupos.
Antes disso, entretanto, os compromissos dos jogadores começam bem antes disso. Confira a seguir os principais eventos do futebol para o próximo ano:
Futebol feminino
Copa SheBelieves – 16/2 a 22/2
Brasil começa o calendário com data Fifa. O campeonato conta com a Seleção, os Estados Unidos, Canadá e Japão, e acontece em Nashville, Orlando e Texas. Os jogos serão contra as japonesas, no dia 16, às 18h, depois contra as canadenses, no dia 19, às 20h30. O último duelo é contra as donas da casa, no dia 22, às 20h30.
Brasileirão – 26/2 a 17/9
A Série A1 do Campeonato Brasileiro começa no final de fevereiro e reúne 16 clubes participantes. O torneio fará uma pausa durante a realização do Mundial feminino, mas retorna em seguida com o restante dos confrontos.
Campeã da Copa América, a Canarinho enfrenta a Inglaterra, campeã da Eurocopa, em um jogo único em Wmbley.
Copa do Mundo – 20/7 a 19/8
Apesar de o torneio começar no dia 20, a Seleção entra em campo no dia 24 de julho, contra uma equipe que ainda disputa vaga na repescagem. Os candidatos são Panamá, Papua Nova Guiné, Paraguai e Taiwan. Em seguida, o Brasil pega a França, no dia 29 de julho, para depois enfrentar a Jamaica, no dia 2 de agosto.
Liga das Nações
A competição europeia ainda não tem calendário definido, mas a fase de grupos começará no segundo semestre do ano.
Futebol masculino
Campeonatos estaduais – 15/1 a 9/4
Os campeonatos estaduais são os primeiros compromissos do ano para os homens. Os clubes terão suas primeiras oportunidades de testar as novas peças do elenco e as mudanças táticas de acordo com a nova realidade do grupo.
Supercopa do Brasil – 28/1
A Supercopa acontece em duelo único entre o atual campeão da Copa do Brasil, o Flamengo, e o campeão brasileiro de 2022, Palmeiras. A partida ainda não tem local definido para acontecer.
Mundial de clubes – 1º a 11/2
A competição, que contará com Flamengo, Real Madrid e outros clubes, acontece no Marrocos. Os dois principais clubes entram no torneio a partir da semifinal, apesar de as sedes e tabela ainda não estarem definidos.
Recopa Sul-Americana – 8 a 15/2
O Independiente del Valle, campeão da Copa Sul-Americana, e o Flamengo, campeão da Libertadores, fazem dois jogos para definir quem leva o título.
Copa Libertadores – 8/2 a 11/11
A competição mais importante do continente sul-americano inicia com a fase do pré-campeonato em fevereiro, onde alguns clubes ainda buscam vaga.
Copa do Brasil – 22/2 a 24/9
A primeira fase do campeonato “mais democrático de todos” começa no final de fevereiro e dura o ano todo, praticamente. Com novos clubes entrando nas etapas seguintes, o detentor do título nacional será definido no dia 24 de setembro.
Copa Sul-Americana – 8/3 a 28/10
A segunda Copa continental inicia seus duelos somente em março. Os brasileiros, que tem vaga garantida na fase de grupos, esperam os últimos clubes buscarem um espaço na competição para depois começar os trabalhos.
Brasileirão – 15/4 a 3/12
As 38 rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro começam no dia 15 de abril. Apesar de todos os clubes já terem iniciado os seus trabalhos, é neste momento que os torcedores conseguem ver as equipes usando força total para traçar seus objetivos na temporada.
Liga das Nações – 14 a 18/6
A competição europeia define seu campeão no dia 18 de junho. Antes disso, as semifinais acontecem nos dias 14 e 15 do mesmo mês. A disputa pelo 3º colocado no torneio europeu será realizada no mesmo dia da grande decisão.
*Com informações metrópoles