O ator Robbie Coltrane, que interpretou Hagrid nos filmes de Harry Potter, morreu aos 72 anos. Em um comunicado, sua agente confirmou, nesta sexta-feira, que ele faleceu em um hospital na Escócia. Ela descreveu Coltrane como um “talento único”, acrescentando que seu papel como Hagrid “trouxe alegria para crianças e adultos em todo o mundo”. O ator deixa dois filhos, Spencer e Alice.
“Robbie provavelmente será mais lembrado por décadas como Hagrid… um papel que trouxe alegria para crianças e adultos, gerando um fluxo de cartas de fãs todas as semanas por mais de 20 anos”, disse ela ao comunicar a morte.
A autora de Harry Potter, JK Rowling, o homenageou no Twitter, dizendo que teve sorte em conhecê-lo.
“Nunca conhecerei ninguém remotamente parecido com Robbie novamente. Ele era um talento incrível, completo, e eu tive a sorte de conhecê-lo, trabalhar com ele e rir com ele. Envio o meu amor e as mais profundas condolências à sua família, sobretudo aos seus filhos”, escreveu no Twitter.
Coltrane, que nasceu Anthony Robert McMillan em 30 de março de 1950, em Rutherglen, perto de Glasgow, foi ator, comediante e escritor. Na televisão, ele figurou ao lado de Emma Thompson na minissérie vencedora do BAFTA “Tutti Frutti” em 1987. Ele ganhou destaque e ganhou mais prêmios por sua interpretação do psicólogo criminal Dr Eddie “Fitz” Fitzgerald em a série ITV “Cracker” (1993-2006).
Ele também interpretou um ex-agente da KGB que virou chefe da máfia russa em dois filmes de James Bond – “Goldeneye” (1995) e “The World Is Not Enough” (1999) – com Pierce Brosnan. Mas ele será mais lembrado globalmente como Rúbeo Hagrid, o guarda-caça meio-gigante meio-humano e Guardião das Chaves e Terrenos da escola de Hogwarts na franquia de filmes de Harry Potter.