Após conquistar o bicampeonato da Fórmula 1 no GP do Japão, o holandês Max Verstappen está a apenas duas vitórias de quebrar o recorde de corridas vencidas em uma temporada. Com apenas quatro corridas restantes, atualmente o piloto da Red Bull tem 12 vitórias no ano, enquanto o recorde pertence a Michael Schumacher, em 2004, e Sebastian Vettel, em 2013, ambos com 13 vitórias.
Vale destacar que assim como Verstappen, nas temporadas de Schumacher e Vettel o título também foi conquistado de forma antecipada e com boa vantagem estabelecida. O heptacampeão venceu com uma vantagem de 34 pontos para o brasileiro Rubens Barrichello, companheiro de Ferrari e vice de 2004, enquanto o tetracampeão triunfou com uma vantagem de 155 pontos para Fernando Alonso, vice em 2013.
Outro ponto a ser destacado nas temporadas de Schumacher, Vettel e Verstappen, é o números de vitórias conquistadas de maneira consecutiva. O holandês soma cinco provas vencidas de forma seguida (França, Hungria, Bélgica, Holanda e Itália) enquanto o Schumacher conquistou sete triunfos consecutivos. Porém, com nove vitórias seguidas em 2013 (Bélgica, Itália, Singapura, Coreia do Sul, Japão, Índia, Abu Dhabi, Estados Unidos e Brasil).
Há quatro corridas do encerramento, a tabela de classificação do ano na Fórmula 1 é composta por Verstappen (366 pontos), Sérgio Perez (253 pontos), Leclerc (252 pontos), Russel (207 pontos) e Sainz (202 pontos).