Amazonas – O prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (PSC), usou o poder que lhe confere a lei na Prefeitura do município, para realizar um empréstimo de R$ 30 milhões no Banco do Brasil.
O Portal e TV CM7 Brasil teve acesso, com exclusividade, aos documentos que constam o pedido do valor exorbitante do empréstimo.
Segundo a solicitação, o empréstimo possui a garantia da “União e outras providências” no âmbito do Programa Eficiência Municipal, destinado a investimentos na área da Saúde, Educação, Infraestrutura, Eficiência Energética, Iluminação Publica, Limpeza Publica, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Cultura e Lazer.
O empréstimo ainda foi solicitado pelo prefeito Mário Abrahim, em caráter de urgência e a justificativa usada por ele é a melhoria das “condições da população de Itacoatiara”.
“As intervenções objeto dessa operação de crédito foram concebidas de modo a atender as premissas de Plano Estratégico do Município. Nesse sentido, as ações previstas têm como objetivo final a melhoria das convicções da população de Itacoatiara-AM, principalmente aquela de menores recursos, por meio do incremento da integração entre os núcleos do município”.
Tendo em vista que o município é conhecido pela quantidade de buracos na rodovia, o prefeito recorreu a um empréstimo milionário no nome da Casa Executiva, pois teria usado todo o recurso em pagamento de shows de artistas nacionais.
Na ocasião, o prefeito gastou R$ 300 mil do dinheiro público em meio ao drama vivido pelos moradores da cidade em decorrência da falta de infraestrutura na rodovia AM-010.
Cadê a transparência?
O empréstimo milionário chama atenção para possíveis irregularidades na gestão dos cofres do município.
A população questiona a Prefeitura de Itacoatiara para onde foram os recursos destinados a atender as necessidades básicas do município.
Outro ponto curioso é que a solicitação do empréstimo não consta no Portal da Transparência do Município.
Confira o documento na íntegra:
*Com informações CM7