Coordenados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), as forças de segurança do Estado iniciaram as ações de pronta resposta para resgatar as vítimas do desabamento da ponte que fica no KM 15 da BR-319, no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), desde que tomaram conhecimento do ocorrido, na manhã desta quarta-feira (28/09). Cerca de 80 agentes estão empenhados na ação.
Até o momento, 14 pessoas feridas foram resgatadas e encaminhadas para atendimento em Manaus, além de três corpos que foram removidos ao Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com o secretário de Segurança Pública, que foi para o local do acidente por volta das 9h, houve uma resposta rápida dos órgãos que compõem o sistema de segurança.
“Estamos resgatando (as vítimas) em uma resposta rápida. Corpo de Bombeiros presente, Polícia Civil presente e Polícia Militar também presente. Estamos agora dando todo o apoio e assistência médica às pessoas que estão envolvidas nessa tragédia”, explicou o general.
Equipamentos apropriados para buscas fluviais foram levados até o local do desabamento. Sete mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) estão atuando desde a manhã no resgate das vítimas submersas e que possivelmente estão presas em ferragens de veículos.
O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, enfatizou que a corporação está inteiramente empenhada no atendimento de todos os envolvidos.
“Estamos aqui com mergulhadores do Corpo de Bombeiros na busca por vítimas que estão submersas no rio. Trouxemos diversos especialistas em buscas e a Defesa Civil está aqui para dar suporte necessário às famílias das vítimas. A Segurança Pública vai continuar presente para o quanto antes resolvermos esta ocorrência”, disse.
Gabinete de crise
Para intensificar as buscas por pessoas desaparecidas, a SSP-AM ativou, por determinação do governador Wilson Lima, um gabinete de crise para integrar as ações dos órgãos estaduais e federais envolvidos no resgate.
O gabinete de crise foi ativado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na zona centro-sul da capital, sob a coordenação do secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur.